15 Ideias de Atividades (BNCC) Dia da Poesia educação infantil

1. Poesia com Sons da Natureza

Proponha que as crianças criem uma poesia utilizando sons da natureza como inspiração. Elas podem coletar gravações de pássaros, vento e água, e depois, em grupo, criar versos que remetam a esses sons. Essa atividade estimula a criatividade e a percepção auditiva, além de promover o contato com o meio ambiente. Habilidade BNCC: (EI02EF01) – Explorar e criar diferentes formas de expressão artística.

2. Poemas em Movimento

Desenvolva uma atividade onde as crianças representem poemas através de movimentos corporais. Após a leitura de um poema, elas devem criar uma coreografia que traduza o sentimento da obra. Essa atividade promove a interpretação e a expressão corporal. Habilidade BNCC: (EI02EF02) – Participar de atividades que envolvam dança e movimento.

3. Caça ao Tesouro Poético

Organize uma caça ao tesouro com pistas que contenham versos de poesias conhecidas. As crianças devem encontrar as pistas e, ao final, montar um poema completo. Essa atividade estimula a leitura e a interpretação de textos poéticos. Habilidade BNCC: (EI02EF03) – Ler e interpretar diferentes gêneros textuais.

4. Criação de Poemas Coletivos

Divida a turma em grupos e peça que cada grupo crie um poema coletivo. Cada criança pode contribuir com uma linha ou estrofe. Ao final, os grupos podem apresentar suas criações. Essa atividade incentiva o trabalho em equipe e a colaboração. Habilidade BNCC: (EI02EF04) – Produzir textos em diferentes formatos e gêneros.

5. Poesia Ilustrada

Após a leitura de um poema, as crianças devem ilustrar o que entenderam da obra. Elas podem usar diferentes materiais, como lápis de cor, tintas e recortes. Essa atividade estimula a interpretação visual e a criatividade. Habilidade BNCC: (EI02EF05) – Produzir e interpretar imagens e ilustrações.

6. Roda de Poesias

Organize uma roda de poesias onde cada criança pode recitar um poema de sua escolha. Essa atividade promove a oralidade e a confiança ao falar em público. Habilidade BNCC: (EI02EF06) – Participar de situações de comunicação oral.

7. Poesia e Música

Proponha que as crianças escolham uma música que tenha uma letra poética e a reescrevam de forma criativa. Elas podem alterar palavras ou criar novos versos. Essa atividade estimula a análise crítica e a criação musical. Habilidade BNCC: (EI02EF07) – Compreender e criar letras de músicas.

8. Poesia em Família

Convide os pais para participarem de uma atividade onde eles e seus filhos criam um poema juntos. Essa interação fortalece os laços familiares e incentiva a leitura em casa. Habilidade BNCC: (EI02EF08) – Valorizar a participação da família na educação.

9. Poesia e Natureza

Leve as crianças para um passeio ao ar livre e peça que escrevam poesias inspiradas na natureza ao seu redor. Essa atividade promove a observação e a conexão com o ambiente natural. Habilidade BNCC: (EI02EF09) – Explorar e respeitar o meio ambiente.

10. Poesia em Cartazes

As crianças devem escolher um poema e criar um cartaz ilustrativo que o represente. Os cartazes podem ser expostos na sala de aula, criando um mural poético. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística. Habilidade BNCC: (EI02EF10) – Produzir e expor trabalhos artísticos.