15 Ideias de Atividades (BNCC) do Dia da Independência do Brasil

1. Criação de Bandeiras do Brasil

Nesta atividade, os alunos poderão criar suas próprias bandeiras do Brasil utilizando materiais recicláveis. A proposta é que cada aluno desenhe ou pinte a bandeira em um papel ou cartolina, discutindo os significados das cores e símbolos. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC (Arte) – EF15AR01, que aborda a apreciação e a criação de obras de arte.

2. Teatro de Fantoches sobre a Independência

Os alunos podem desenvolver um teatro de fantoches que represente a história da Independência do Brasil. Eles devem pesquisar sobre os principais personagens e eventos da época, criando roteiros e fantoches. Essa atividade atende à habilidade BNCC (História) – EF15HI04, que envolve a análise de processos históricos.

3. Mapa Histórico do Brasil

Os alunos poderão criar um mapa histórico que represente os principais eventos que levaram à Independência do Brasil. Utilizando cartolina e canetas, eles devem marcar as cidades e os acontecimentos mais relevantes. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC (Geografia) – EF15GE01, que trata da leitura e interpretação de mapas.

4. Produção de Texto: Carta ao Imperador

Nesta atividade, os alunos escreverão uma carta fictícia ao Imperador Dom Pedro I, expressando suas opiniões sobre a Independência. Essa atividade estimula a escrita criativa e a reflexão sobre o contexto histórico, alinhando-se à habilidade BNCC (Língua Portuguesa) – EF15LP02, que envolve a produção de textos.

5. Música e Dança da Independência

Os alunos poderão pesquisar e apresentar músicas e danças que remetam ao período da Independência do Brasil. Essa atividade promove a valorização da cultura brasileira e está alinhada com a habilidade BNCC (Educação Física) – EF15EF02, que aborda a expressão corporal e a dança.

6. Debate sobre a Independência

Organizar um debate em sala de aula sobre os prós e contras da Independência do Brasil. Os alunos devem se preparar, pesquisar e argumentar sobre diferentes pontos de vista. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC (Educação para a Cidadania) – EF15CI01, que envolve a formação de opinião crítica.

7. Criação de um Jornal da Independência

Os alunos podem criar um jornal que traga notícias da época da Independência, incluindo entrevistas fictícias com personagens históricos. Essa atividade estimula a pesquisa e a escrita, alinhando-se à habilidade BNCC (Língua Portuguesa) – EF15LP03, que trata da leitura e produção de textos jornalísticos.

8. Exposição de Arte: Retratos Históricos

Os alunos poderão criar retratos de figuras históricas da Independência e organizar uma exposição na escola. Essa atividade promove a pesquisa e a expressão artística, alinhando-se à habilidade BNCC (Arte) – EF15AR02, que envolve a criação e apreciação de obras de arte.

9. Jogo de Perguntas e Respostas sobre a Independência

Desenvolver um jogo de perguntas e respostas sobre a história da Independência do Brasil. Os alunos podem se dividir em grupos e competir, promovendo o aprendizado de forma lúdica. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC (História) – EF15HI03, que envolve a construção do conhecimento histórico.

10. Criação de um Documentário

Os alunos podem produzir um pequeno documentário sobre a Independência do Brasil, utilizando recursos audiovisuais. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, alinhando-se à habilidade BNCC (Educação Digital) – EF15ED01, que trata da produção de conteúdos digitais.