15 Ideias de Atividades (BNCC) dia da árvore educação infantil

1. Plantando Sementes

Nesta atividade, os alunos poderão aprender sobre o ciclo de vida das plantas ao plantar sementes em pequenos vasos. Cada criança receberá uma semente e um vaso, onde poderão observar o crescimento ao longo do tempo. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF02CI03, que aborda a observação e o registro de fenômenos naturais.

2. Criação de Cartazes Educativos

Os alunos poderão criar cartazes que retratem a importância das árvores para o meio ambiente. Utilizando materiais recicláveis, eles poderão expressar suas ideias e aprender sobre a preservação ambiental. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15AR01, que incentiva a expressão artística e a reflexão sobre o meio ambiente.

3. Contação de Histórias

Realizar uma sessão de contação de histórias que envolvam árvores e natureza pode ser uma forma lúdica de ensinar sobre a importância das árvores. Os alunos poderão participar ativamente, encenando partes da história. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP01, que estimula a apreciação de diferentes gêneros textuais.

4. Oficina de Artesanato com Folhas

Os alunos poderão coletar folhas de diferentes árvores e utilizá-las para criar obras de arte. Essa atividade promove a criatividade e o respeito pela natureza, além de estar alinhada à habilidade BNCC EF15AR02, que envolve a exploração de diferentes materiais na produção artística.

5. Jogo de Memória das Árvores

Desenvolver um jogo de memória com imagens de diferentes espécies de árvores pode ser uma forma divertida de aprender sobre a biodiversidade. Os alunos poderão jogar em duplas ou grupos, promovendo a interação e o aprendizado colaborativo. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF02CI01, que aborda a classificação de seres vivos.

6. Visita a um Parque

Organizar uma visita a um parque local onde as crianças possam observar diferentes tipos de árvores e plantas. Durante a visita, os alunos poderão fazer anotações e desenhos das árvores que mais chamarem sua atenção. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF02CI04, que incentiva a observação do ambiente natural.

7. Experiência com Água e Solo

Realizar uma experiência simples que mostre como as árvores absorvem água e nutrientes do solo. Os alunos poderão observar o efeito da água em um pedaço de aipo ou cenoura, por exemplo. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF02CI02, que envolve a investigação de fenômenos naturais.

8. Mapa das Árvores da Escola

Os alunos poderão criar um mapa das árvores presentes na escola, identificando suas espécies e características. Essa atividade promove a observação e o registro, além de estar alinhada à habilidade BNCC EF02CI03, que incentiva a exploração do ambiente escolar.

9. Plantio de Árvores

Organizar um dia de plantio de árvores na escola ou em um espaço comunitário. Os alunos poderão aprender sobre a importância do plantio e como cuidar das árvores. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15CI03, que aborda a responsabilidade ambiental.

10. Música e Dança sobre a Natureza

Os alunos poderão criar uma música ou dança que celebre as árvores e a natureza. Essa atividade estimula a expressão corporal e a criatividade, além de estar alinhada à habilidade BNCC EF15AR03, que envolve a criação e interpretação de produções artísticas.