15 Ideias de Atividades (BNCC) Dia da Árvore e primavera

1. Plantio de Árvores

Uma atividade prática que pode ser realizada em parceria com uma instituição local de meio ambiente. Os alunos podem aprender sobre a importância das árvores para o ecossistema, além de desenvolver habilidades de trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF02CI01 – Identificar as relações entre os seres vivos e o meio ambiente.

2. Criação de Cartazes Educativos

Os alunos podem criar cartazes que abordem a importância do Dia da Árvore e da primavera. Essa atividade estimula a criatividade e a pesquisa, além de promover a conscientização ambiental. Habilidade BNCC: EF15LP04 – Produzir textos em diferentes gêneros e formatos.

3. Oficina de Artes com Materiais Recicláveis

Utilizando materiais recicláveis, os alunos podem criar obras de arte que representem a primavera e a natureza. Essa atividade promove a sustentabilidade e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15AR01 – Experimentar diferentes técnicas e linguagens artísticas.

4. Contação de Histórias sobre a Natureza

Promover uma sessão de contação de histórias que envolvam temas relacionados à natureza e à primavera. Os alunos podem participar ativamente, criando suas próprias narrativas. Habilidade BNCC: EF15LP02 – Participar de atividades de leitura e escrita de forma colaborativa.

5. Visita a um Parque ou Reserva Natural

Organizar uma visita a um parque ou reserva natural para observar a flora e fauna locais. Os alunos podem fazer anotações e discutir a importância da preservação. Habilidade BNCC: EF02CI03 – Observar e registrar fenômenos naturais.

6. Criação de um Diário de Observação da Natureza

Os alunos podem manter um diário onde registram suas observações sobre as mudanças na natureza durante a primavera. Essa atividade estimula a curiosidade e a reflexão. Habilidade BNCC: EF02CI04 – Registrar informações sobre o ambiente natural.

7. Jogo de Perguntas e Respostas sobre a Natureza

Desenvolver um jogo de perguntas e respostas que aborde temas relacionados ao meio ambiente e à primavera. Essa atividade pode ser realizada em grupos, promovendo a interação. Habilidade BNCC: EF15LP05 – Participar de jogos e brincadeiras que envolvam a linguagem.

8. Plantação de Flores em Vasos

Os alunos podem plantar flores em vasos, aprendendo sobre o ciclo de vida das plantas e a importância da biodiversidade. Essa atividade pode ser realizada em sala de aula ou no pátio da escola. Habilidade BNCC: EF02CI02 – Compreender o ciclo de vida das plantas.

9. Criação de um Mural da Primavera

Os alunos podem colaborar na criação de um mural que represente a primavera, utilizando desenhos, colagens e informações sobre as estações do ano. Habilidade BNCC: EF15AR02 – Criar produções artísticas coletivas.

10. Debate sobre Sustentabilidade

Promover um debate em sala de aula sobre práticas sustentáveis e a importância da preservação ambiental. Os alunos podem pesquisar e apresentar suas ideias. Habilidade BNCC: EF15CI05 – Discutir questões ambientais e sociais.