15 Ideias de Atividades (BNCC) dezena educação infantil

1. Jogo da Memória com Números

Uma atividade lúdica que estimula a memória e o reconhecimento numérico. Os alunos devem criar pares de cartas com números e suas representações visuais, como objetos ou dedos. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF01MA01, que envolve a leitura e a escrita de números.

2. Contagem com Brinquedos

Utilizar brinquedos para ensinar contagem é uma forma prática e divertida de trabalhar com a dezena. Os alunos podem contar quantos brinquedos têm e agrupá-los em dezenas, desenvolvendo a habilidade BNCC EF01MA02, que trata da contagem e do agrupamento de objetos.

3. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos que envolvam situações de contagem e uso de números. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão de narrativas, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP01, que aborda a produção de textos.

4. Pintura com Números

Uma atividade artística onde as crianças pintam desenhos que possuem números. Cada número pode corresponder a uma cor específica, ajudando na identificação e na associação entre números e quantidades. Essa prática se relaciona com a habilidade BNCC EF01MA03, que envolve a identificação de números em diferentes contextos.

5. Jogo de Dados

Utilizar dados para jogar e contar é uma excelente forma de trabalhar com a dezena. Os alunos podem jogar dados e somar os resultados, desenvolvendo a habilidade BNCC EF01MA04, que envolve a adição e a subtração de números.

6. Atividade de Classificação

Os alunos podem classificar objetos em grupos de dez, como botões ou tampinhas. Essa atividade ajuda a desenvolver a noção de quantidade e a habilidade de agrupar, alinhando-se à habilidade BNCC EF01MA05, que trata da organização de dados.

7. Música e Movimento

Integrar música e movimento com contagem é uma forma divertida de ensinar. Os alunos podem cantar músicas que envolvam números e realizar movimentos correspondentes a cada número, promovendo a habilidade BNCC EF01MA06, que envolve a relação entre música e matemática.

8. Caça ao Tesouro Numérico

Organizar uma caça ao tesouro onde as pistas envolvem números e contagens. Os alunos devem resolver problemas matemáticos para encontrar o próximo local, desenvolvendo a habilidade BNCC EF01MA07, que envolve a resolução de problemas.

9. Criação de Gráficos

Os alunos podem coletar dados sobre suas frutas ou cores favoritas e criar gráficos simples. Essa atividade ajuda a entender a representação de dados e se alinha à habilidade BNCC EF01MA08, que trata da interpretação de gráficos.

10. Jogos de Tabuleiro

Utilizar jogos de tabuleiro que envolvam contagem e movimentação em casas numeradas. Os alunos podem jogar em grupos, promovendo a interação e a prática de contagem, alinhando-se à habilidade BNCC EF01MA09, que envolve a prática de jogos matemáticos.

11. Atividade de Sequência Numérica

Os alunos podem trabalhar com sequências numéricas, organizando números em ordem crescente e decrescente. Essa atividade é fundamental para o desenvolvimento da habilidade BNCC EF01MA10, que envolve a sequência de números.

12. Desenho de Números

Os alunos podem praticar a escrita e o desenho de números em diferentes superfícies, como areia ou papel. Essa atividade ajuda na familiarização com os números e se alinha à habilidade BNCC EF01MA11, que trata da escrita de números.

13. Atividade de Comparação

Os alunos podem comparar quantidades de diferentes grupos de objetos, utilizando os conceitos de mais e menos. Essa atividade é essencial para a habilidade BNCC EF01MA12, que envolve a comparação de quantidades.

14. Contagem de Passos

Realizar uma atividade ao ar livre onde os alunos contam quantos passos dão até um determinado ponto. Essa atividade promove a contagem e a noção de distância, alinhando-se à habilidade BNCC EF01MA13, que envolve a contagem em situações práticas.

15. Criação de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes que representem as dezenas, utilizando recortes e colagens. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão visual dos números, alinhando-se à habilidade BNCC EF01MA14, que envolve a representação de números de forma criativa.