15 Ideias de Atividades (BNCC) dezena e unidade 2º ano

1. Jogo da Memória com Números

Uma atividade lúdica que envolve a criação de um jogo da memória utilizando cartões com números representando unidades e dezenas. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, promovendo a identificação e a comparação entre os números. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC (EF02MA05), que trata da leitura e escrita de números.

2. Contagem com Material Dourado

Utilizando material dourado, os alunos podem manipular unidades e dezenas para formar diferentes números. Essa atividade prática ajuda na visualização da composição dos números e está relacionada à habilidade BNCC (EF02MA06), que aborda a decomposição de números em unidades e dezenas.

3. Criação de Cartazes de Números

Nesta atividade, os alunos criam cartazes que representam números de duas maneiras: uma com a representação em unidades e outra em dezenas. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão das diferentes formas de representar números, alinhando-se à habilidade BNCC (EF02MA07).

4. Jogo de Dados com Dezenas e Unidades

Os alunos jogam dados e somam os resultados, representando-os em forma de unidades e dezenas. Essa atividade promove a prática da adição e a compreensão do valor posicional, conforme a habilidade BNCC (EF02MA08), que envolve operações de adição e subtração.

5. Desafio das Dezenas e Unidades

Os alunos participam de um desafio onde devem formar o maior número possível utilizando cartões com unidades e dezenas. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a compreensão da formação de números, alinhando-se à habilidade BNCC (EF02MA09).

6. Bingo de Números

Um jogo de bingo onde os números sorteados são apresentados em forma de unidades e dezenas. Os alunos devem marcar os números em suas cartelas, promovendo a identificação e a comparação. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC (EF02MA10).

7. Histórias com Números

Os alunos criam pequenas histórias que envolvem números, utilizando unidades e dezenas. Essa atividade estimula a criatividade e a aplicação prática dos conceitos matemáticos, alinhando-se à habilidade BNCC (EF02MA11).

8. Montagem de Gráficos

Nesta atividade, os alunos coletam dados sobre a sala de aula e montam gráficos que representam quantidades em unidades e dezenas. Essa prática ajuda na visualização de dados e na interpretação de informações, conforme a habilidade BNCC (EF02MA12).

9. Caça ao Tesouro Numérico

Os alunos participam de uma caça ao tesouro onde devem encontrar objetos que representem unidades e dezenas. Essa atividade promove a exploração e a prática dos conceitos matemáticos de forma divertida, alinhando-se à habilidade BNCC (EF02MA13).

10. Criação de Jogos de Tabuleiro

Os alunos criam um jogo de tabuleiro que envolve desafios matemáticos com unidades e dezenas. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a aplicação dos conceitos matemáticos de forma interativa, alinhando-se à habilidade BNCC (EF02MA14).

11. Atividades com Quebra-Cabeças

Os alunos montam quebra-cabeças que representam números em unidades e dezenas. Essa atividade ajuda na fixação do conteúdo de forma lúdica e visual, alinhando-se à habilidade BNCC (EF02MA15).

12. Mapa do Tesouro com Números

Os alunos desenham um mapa do tesouro onde cada ponto representa um número em unidades e dezenas. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão dos números em um contexto divertido, alinhando-se à habilidade BNCC (EF02MA16).

13. Estudo de Casos com Números

Os alunos analisam situações do cotidiano que envolvem unidades e dezenas, discutindo e resolvendo problemas práticos. Essa atividade promove a aplicação dos conceitos matemáticos em situações reais, alinhando-se à habilidade BNCC (EF02MA17).

14. Jogo de Perguntas e Respostas

Os alunos participam de um jogo de perguntas e respostas sobre unidades e dezenas, onde devem responder a questões relacionadas ao conteúdo estudado. Essa atividade estimula o aprendizado ativo e a revisão dos conceitos, alinhando-se à habilidade BNCC (EF02MA18).

15. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos criam histórias em quadrinhos que envolvem números, utilizando unidades e dezenas em suas narrativas. Essa atividade estimula a criatividade e a aplicação prática dos conceitos matemáticos, alinhando-se à habilidade BNCC (EF02MA19).