15 Ideias de Atividades (BNCC) detalhado ensino fundamental

1. Contação de Histórias Interativas – Os alunos podem criar suas próprias histórias em grupos, utilizando elementos da cultura local. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Jogo de Matemática com Dinheiro – Simular um mercado onde os alunos devem comprar e vender produtos utilizando dinheiro fictício. Essa atividade ajuda a desenvolver habilidades de cálculo e noções de economia. Habilidade BNCC: EF05MA12.

3. Experimentos Científicos – Realizar experimentos simples, como a mistura de vinagre e bicarbonato de sódio, para entender reações químicas. Os alunos devem registrar suas observações e conclusões. Habilidade BNCC: EF09CI01.

4. Criação de um Jornal Escolar – Os alunos podem produzir um jornal com notícias da escola, entrevistas e reportagens. Essa atividade desenvolve habilidades de escrita e pesquisa. Habilidade BNCC: EF15LP03.

5. Teatro de Fantoches – Criar fantoches e encenar histórias, promovendo a expressão oral e a criatividade. Os alunos podem trabalhar em grupos para desenvolver o roteiro e a apresentação. Habilidade BNCC: EF15AR01.

6. Projeto de Sustentabilidade – Desenvolver um projeto que aborde a importância da reciclagem e do consumo consciente. Os alunos podem criar cartazes e apresentar suas ideias para a turma. Habilidade BNCC: EF09CI04.

7. Oficina de Artes – Realizar uma oficina onde os alunos possam explorar diferentes técnicas artísticas, como pintura e colagem. Essa atividade estimula a expressão pessoal e a apreciação estética. Habilidade BNCC: EF15AR02.

8. Debate sobre Temas Sociais – Promover um debate em sala de aula sobre questões sociais relevantes, como bullying ou meio ambiente. Os alunos devem pesquisar e apresentar argumentos. Habilidade BNCC: EF15LP04.

9. Caça ao Tesouro – Organizar uma caça ao tesouro com pistas que envolvam conteúdos de diferentes disciplinas, como matemática e ciências. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a resolução de problemas. Habilidade BNCC: EF05MA08.

10. Criação de um Blog – Os alunos podem criar um blog sobre um tema de interesse, escrevendo posts e interagindo com os colegas. Essa atividade desenvolve habilidades de escrita e tecnologia. Habilidade BNCC: EF15LP05.

11. Visita a um Museu – Planejar uma visita a um museu local, onde os alunos podem aprender sobre história e cultura. Após a visita, os alunos devem fazer uma apresentação sobre o que aprenderam. Habilidade BNCC: EF15HI01.

12. Experiência de Culinária – Realizar uma atividade de culinária onde os alunos possam preparar uma receita simples, aprendendo sobre medidas e ingredientes. Habilidade BNCC: EF05MA10.

13. Criação de um Mapa Mental – Os alunos podem criar mapas mentais sobre um tema estudado, ajudando a organizar informações de forma visual. Habilidade BNCC: EF15LP02.

14. Projeto de Leitura – Incentivar a leitura através de um projeto onde os alunos escolhem livros para ler e depois compartilham suas opiniões com a turma. Habilidade BNCC: EF15LP06.

15. Atividades de Educação Física – Promover jogos e atividades físicas que estimulem a cooperação e o respeito entre os alunos, como o futebol ou o vôlei. Habilidade BNCC: EF15EF01.