15 Ideias de Atividades (BNCC) dengue educação infantil

1. Jogo da Memória sobre a Dengue

Crie um jogo da memória utilizando cartões com imagens e informações sobre a dengue, como sintomas, prevenção e cuidados. Essa atividade estimula a memória e o aprendizado sobre a doença. As habilidades BNCC relacionadas incluem: EF15CI01 – Identificar e classificar seres vivos e não vivos.

2. Mapa Conceitual da Dengue

Os alunos podem elaborar um mapa conceitual que relacione os principais aspectos da dengue, como vetores, sintomas e formas de prevenção. Essa atividade promove o pensamento crítico e a organização do conhecimento. Habilidade BNCC: EF15CI02 – Compreender a importância da biodiversidade.

3. Teatro de Fantoches

Utilize fantoches para encenar uma história sobre a dengue, abordando a importância da prevenção e cuidados. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral das crianças. Habilidade BNCC: EF15AR01 – Experimentar e criar com diferentes linguagens artísticas.

4. Criação de Cartazes Informativos

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre a dengue, utilizando desenhos e textos que expliquem como evitar a doença. Essa atividade incentiva a pesquisa e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP01 – Produzir textos em diferentes gêneros.

5. Experimento com Água Parada

Realize um experimento simples com água parada para mostrar como o mosquito Aedes aegypti se reproduz. Essa atividade prática ajuda as crianças a entenderem a importância de eliminar focos de água. Habilidade BNCC: EF15CI03 – Realizar investigações científicas.

6. Música sobre Prevenção da Dengue

Crie uma música ou paródia que fale sobre a prevenção da dengue. Os alunos podem apresentar a canção para a turma, promovendo o aprendizado de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF15AR02 – Criar e interpretar produções artísticas.

7. Visita a um Centro de Saúde

Organize uma visita a um centro de saúde local para que os alunos aprendam sobre a dengue com profissionais da saúde. Essa atividade proporciona uma experiência prática e educativa. Habilidade BNCC: EF15CI04 – Compreender a importância da saúde e bem-estar.

8. Jogo de Perguntas e Respostas

Desenvolva um jogo de perguntas e respostas sobre a dengue, onde os alunos podem testar seus conhecimentos. Essa atividade estimula a competição saudável e o aprendizado colaborativo. Habilidade BNCC: EF15LP02 – Participar de interações orais.

9. Desenho Livre sobre a Dengue

Peça aos alunos que façam um desenho livre sobre o que aprenderam sobre a dengue. Essa atividade estimula a expressão artística e a reflexão sobre o tema. Habilidade BNCC: EF15AR03 – Criar obras de arte a partir de experiências pessoais.

10. Criação de um Diário da Prevenção

Os alunos podem criar um diário onde registram ações de prevenção da dengue que realizam em casa e na escola. Essa atividade incentiva a responsabilidade e o engajamento. Habilidade BNCC: EF15LP03 – Produzir textos que expressem experiências pessoais.