15 Ideias de Atividades (BNCC) dengue 4º ano

1. Jogo da Memória sobre a Dengue

Crie um jogo da memória utilizando cartões que contenham informações sobre a dengue, como sintomas, prevenção e o mosquito transmissor. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, promovendo a memorização e a conscientização sobre a doença. Habilidade BNCC: CIENCIAS – 4º ano – EF04CI03.

2. Cartazes Informativos

Os alunos podem desenvolver cartazes informativos sobre a dengue, abordando temas como a importância da prevenção e os cuidados necessários. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, além de ser uma forma de disseminar informações. Habilidade BNCC: HISTORIA – 4º ano – EF04HI01.

3. Dramatização de Situações

Promova uma atividade de dramatização onde os alunos encenem situações relacionadas à dengue, como visitas a casas para verificar focos do mosquito. Essa atividade ajuda a desenvolver empatia e compreensão sobre a importância da prevenção. Habilidade BNCC: ARTES – 4º ano – EF15AR05.

4. Criação de Vídeos Educativos

Os alunos podem criar vídeos curtos explicando o que é a dengue, como se prevenir e os sintomas da doença. Essa atividade estimula o uso de tecnologia e a comunicação, além de ser uma ferramenta poderosa para a educação. Habilidade BNCC: LINGUAGENS – 4º ano – EF15LP01.

5. Mapa de Focos do Mosquito

Desenvolva um mapa coletivo da escola ou da comunidade, onde os alunos possam marcar locais que podem ser focos do mosquito da dengue. Essa atividade promove a observação e a análise do ambiente. Habilidade BNCC: GEOGRAFIA – 4º ano – EF04GE02.

6. Pesquisa de Campo

Realize uma pesquisa de campo onde os alunos possam visitar locais e identificar possíveis focos do mosquito da dengue. Essa atividade prática é essencial para a compreensão do tema e para a aplicação do conhecimento. Habilidade BNCC: CIENCIAS – 4º ano – EF04CI02.

7. Produção de Poemas e Canções

Estimule os alunos a escrever poemas ou canções sobre a dengue, abordando a prevenção e os cuidados necessários. Essa atividade desenvolve a criatividade e a expressão artística. Habilidade BNCC: LINGUAGENS – 4º ano – EF15LP02.

8. Debate sobre a Dengue

Organize um debate em sala de aula sobre a dengue, onde os alunos possam discutir diferentes aspectos da doença, como prevenção e tratamento. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a argumentação. Habilidade BNCC: LINGUAGENS – 4º ano – EF15LP03.

9. Criação de Jogos Interativos

Os alunos podem criar jogos interativos, como quizzes ou jogos de tabuleiro, que abordem informações sobre a dengue. Essa atividade promove o aprendizado lúdico e a interação entre os alunos. Habilidade BNCC: MATEMATICA – 4º ano – EF04MA02.

10. Experimentos Científicos

Realize experimentos simples que demonstrem a reprodução do mosquito da dengue em diferentes condições. Essa atividade prática ajuda os alunos a compreenderem o ciclo de vida do mosquito e a importância da prevenção. Habilidade BNCC: CIENCIAS – 4º ano – EF04CI01.