15 Ideias de Atividades (BNCC) de volta às aulas

1. Jogo da Memória com Palavras-Chave da BNCC

Uma atividade divertida e educativa, o jogo da memória pode ser adaptado para incluir palavras-chave e conceitos da BNCC. Os alunos devem encontrar pares de cartas que contenham a mesma habilidade ou conteúdo, promovendo a memorização e a compreensão dos temas abordados. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15LP01, que envolve a leitura e interpretação de textos.

2. Criação de um Mural de Expectativas

Os alunos podem criar um mural onde expressam suas expectativas para o novo ano letivo. Essa atividade estimula a reflexão e o compartilhamento de ideias, promovendo um ambiente colaborativo. A habilidade EF12LP02 é contemplada, pois envolve a produção de textos que expressam opiniões e sentimentos.

3. Debate sobre Regras da Sala de Aula

Organizar um debate sobre as regras da sala de aula permite que os alunos participem ativamente na construção do ambiente escolar. Essa atividade promove o respeito e a responsabilidade, alinhando-se à habilidade EF12CI01, que trata da importância do diálogo e da argumentação.

4. Oficina de Artes com Temas da BNCC

Os alunos podem participar de uma oficina de artes onde criam obras inspiradas em temas da BNCC, como meio ambiente ou diversidade cultural. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, alinhando-se à habilidade EF15AR01, que envolve a apreciação e a produção artística.

5. Leitura Compartilhada de Livros da BNCC

A leitura compartilhada de livros que abordam temas da BNCC é uma excelente forma de incentivar o hábito da leitura. Os alunos podem discutir as histórias e relacioná-las com suas experiências, promovendo a habilidade EF15LP03, que envolve a interpretação de textos literários.

6. Criação de um Diário de Bordo

Os alunos podem criar um diário de bordo onde registram suas experiências e aprendizados ao longo do ano. Essa atividade estimula a reflexão e a autoavaliação, alinhando-se à habilidade EF12LP04, que envolve a produção de textos pessoais.

7. Jogo de Perguntas e Respostas sobre a BNCC

Um jogo de perguntas e respostas pode ser uma forma divertida de revisar os conteúdos da BNCC. Os alunos podem se dividir em grupos e competir para ver quem responde mais perguntas corretamente, promovendo a habilidade EF15LP05, que envolve a compreensão de diferentes gêneros textuais.

8. Apresentação de Projetos em Grupo

Os alunos podem trabalhar em grupos para desenvolver projetos sobre temas da BNCC e apresentá-los para a turma. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a comunicação, alinhando-se à habilidade EF12CI02, que envolve a apresentação de ideias e resultados de pesquisas.

9. Criação de Cartazes Informativos

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre temas relevantes da BNCC, como saúde e cidadania. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, alinhando-se à habilidade EF12MT03, que envolve a produção de textos informativos.

10. Dinâmica de Grupo sobre Diversidade

Uma dinâmica de grupo que aborda a diversidade cultural e social pode ser uma excelente forma de promover a inclusão. Os alunos podem compartilhar suas experiências e aprender sobre as diferenças, alinhando-se à habilidade EF12HI01, que trata da valorização da diversidade.