15 Ideias de Atividades (BNCC) de sociologia

1. Debate sobre Desigualdade Social

Organizar um debate em sala de aula sobre desigualdade social, onde os alunos devem pesquisar e apresentar dados sobre a distribuição de renda no Brasil. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC: EF09HG01, que aborda a análise de dados e informações sobre a realidade social.

2. Análise de Documentário

Assistir a um documentário que trate de questões sociais, como a pobreza ou a violência urbana, e promover uma discussão em grupo. Os alunos podem elaborar um relatório crítico sobre o que aprenderam, alinhando-se à habilidade BNCC: EF09HG02, que envolve a interpretação de diferentes fontes de informação.

3. Criação de Mapa Conceitual

Pedir aos alunos que criem um mapa conceitual sobre os principais conceitos de sociologia, como cultura, sociedade e identidade. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC: EF09HG03, que incentiva a organização do conhecimento de forma visual.

4. Estudo de Caso: Comunidades Locais

Realizar um estudo de caso sobre uma comunidade local, analisando suas características sociais, culturais e econômicas. Os alunos devem apresentar suas descobertas em um seminário, o que se conecta à habilidade BNCC: EF09HG04, que trata da análise de contextos sociais.

5. Pesquisa de Campo

Promover uma pesquisa de campo onde os alunos devem entrevistar moradores de uma comunidade sobre suas vivências e percepções sociais. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC: EF09HG05, que envolve a coleta e análise de dados qualitativos.

6. Produção de Podcast

Os alunos podem criar um podcast discutindo temas sociológicos relevantes, como a influência da mídia na sociedade. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC: EF09HG06, que incentiva a produção de conteúdos em diferentes formatos.

7. Simulação de Conferência

Organizar uma simulação de conferência onde os alunos representam diferentes grupos sociais e discutem suas demandas. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC: EF09HG07, que aborda a compreensão das relações de poder na sociedade.

8. Análise de Campanhas Publicitárias

Os alunos devem analisar campanhas publicitárias e discutir como elas refletem ou influenciam a cultura e os valores sociais. Essa atividade se conecta à habilidade BNCC: EF09HG08, que envolve a crítica e análise de produtos culturais.

9. Criação de Blog Temático

Incentivar os alunos a criar um blog onde eles podem publicar artigos sobre temas sociológicos de interesse. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC: EF09HG09, que trata da produção de textos em diferentes mídias.

10. Jogo de Papéis

Realizar um jogo de papéis onde os alunos assumem diferentes identidades sociais e discutem suas experiências. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC: EF09HG10, que envolve a compreensão das diversidades sociais e culturais.

11. Análise de Música

Os alunos podem escolher uma música que aborda questões sociais e fazer uma análise crítica de suas letras e contextos. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC: EF09HG11, que incentiva a interpretação de diferentes manifestações culturais.

12. Criação de Infográfico

Pedir aos alunos que criem um infográfico sobre um tema sociológico, utilizando dados e informações relevantes. Essa atividade se conecta à habilidade BNCC: EF09HG12, que envolve a apresentação de informações de forma visual e clara.

13. Discussão sobre Direitos Humanos

Promover uma discussão sobre direitos humanos e sua importância na sociedade contemporânea. Os alunos podem elaborar um painel com informações sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos, alinhando-se à habilidade BNCC: EF09HG13, que aborda a cidadania e os direitos sociais.

14. Estudo de Redes Sociais

Os alunos devem analisar como as redes sociais influenciam a formação de opiniões e comportamentos sociais. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC: EF09HG14, que trata da análise crítica das mídias contemporâneas.

15. Projeto de Ação Social

Desenvolver um projeto de ação social em parceria com uma ONG local, onde os alunos possam aplicar os conhecimentos sociológicos na prática. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC: EF09HG15, que envolve a prática da cidadania e o engajamento social.