15 Ideias de Atividades (BNCC) de redação

1. Criação de Contos Coletivos

Os alunos podem participar da elaboração de um conto coletivo, onde cada um contribui com um parágrafo. Essa atividade estimula a criatividade e a colaboração entre os estudantes. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Debate sobre Temas Atuais

Promova um debate em sala de aula sobre um tema atual e relevante, como mudanças climáticas ou direitos humanos. Após o debate, os alunos devem escrever uma redação argumentativa sobre o tema discutido. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Análise de Crônicas

Os alunos devem ler diferentes crônicas e, em seguida, escrever uma análise crítica sobre o estilo do autor e a mensagem transmitida. Essa atividade desenvolve a capacidade de interpretação e análise textual. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Redação de Cartas

Proponha que os alunos escrevam cartas para personagens históricos ou fictícios, expressando suas opiniões sobre eventos ou situações. Essa atividade ajuda a desenvolver a escrita pessoal e a empatia. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Produção de Poemas

Estimule os alunos a criar poemas sobre temas que os inspirem, utilizando diferentes formas poéticas. Essa atividade promove a expressão artística e a exploração da linguagem. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Resenha de Livros

Os alunos devem ler um livro e escrever uma resenha, abordando os principais aspectos da obra, como enredo, personagens e mensagem. Essa atividade incentiva a leitura crítica e a síntese de informações. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Criação de Blog

Os alunos podem criar um blog sobre um tema de interesse, publicando textos, fotos e vídeos. Essa atividade desenvolve habilidades de escrita e de comunicação digital. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Roteiro de Vídeo

Proponha que os alunos escrevam um roteiro para um vídeo sobre um tema de sua escolha, abordando a estrutura narrativa e os diálogos. Essa atividade estimula a criatividade e o planejamento. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Criação de Jornais de Sala

Os alunos podem criar um jornal da sala de aula, onde cada um escreve uma matéria sobre um assunto de interesse. Essa atividade promove a escrita jornalística e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Produção de Fábulas

Os alunos devem escrever fábulas com lições morais, utilizando animais como personagens. Essa atividade estimula a criatividade e a reflexão sobre valores. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos, desenvolvendo a narrativa visual e a escrita de diálogos. Essa atividade integra diferentes formas de expressão artística. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Análise de Filmes

Após assistir a um filme, os alunos devem escrever uma crítica, abordando aspectos como enredo, personagens e cinematografia. Essa atividade desenvolve a capacidade crítica e a argumentação. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Produção de Entrevistas

Os alunos podem realizar entrevistas com pessoas da comunidade e, em seguida, escrever um texto sobre a experiência. Essa atividade promove a pesquisa e a escrita descritiva. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Criação de Diários Pessoais

Estimule os alunos a manter um diário pessoal, onde possam registrar suas experiências e reflexões. Essa atividade desenvolve a escrita íntima e a autoexpressão. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Redação de Críticas de Música

Os alunos devem escolher uma música e escrever uma crítica, analisando letra, melodia e impacto cultural. Essa atividade estimula a análise crítica e a apreciação musical. Habilidade BNCC: EF15LP15.