15 Ideias de Atividades (BNCC) de reciclagem para educação infantil

1. Criação de Brinquedos com Materiais Recicláveis

Uma atividade divertida e educativa é a criação de brinquedos utilizando materiais recicláveis, como garrafas PET, caixas de papelão e papelão ondulado. As crianças podem ser incentivadas a trazer materiais de casa e, em grupo, criar novos brinquedos, como carrinhos, bonecas ou instrumentos musicais. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03ET01, que envolve a exploração de diferentes materiais e a criação de objetos a partir deles.

2. Oficina de Papel Reciclado

Realizar uma oficina de papel reciclado é uma excelente forma de ensinar as crianças sobre a importância da reciclagem. Os alunos podem aprender a transformar papel usado em novas folhas de papel, utilizando água e um liquidificador. Essa atividade promove a habilidade BNCC EI03ET02, que trata da manipulação de materiais e do processo de transformação de um material em outro.

3. Jogo da Memória com Lixo Reciclável

Os alunos podem criar um jogo da memória utilizando imagens de diferentes tipos de lixo reciclável. Essa atividade ajuda a desenvolver a consciência ambiental e a identificação dos materiais que podem ser reciclados. A habilidade BNCC EI03ET03 é trabalhada ao promover a identificação e classificação de materiais, além de estimular a memória e a concentração.

4. Plantio em Garrafas PET

Utilizar garrafas PET para o plantio de pequenas mudas é uma forma prática de ensinar sobre a sustentabilidade e o ciclo de vida das plantas. As crianças podem decorar as garrafas e plantar sementes, acompanhando o crescimento das plantas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03ET04, que envolve o cuidado com o meio ambiente e a observação de fenômenos naturais.

5. Desfile de Fantasias com Materiais Recicláveis

Organizar um desfile de fantasias feitas com materiais recicláveis é uma maneira divertida de estimular a criatividade das crianças. Elas podem usar papel, plásticos e outros materiais para criar suas roupas e acessórios. Essa atividade promove a habilidade BNCC EI03ET05, que incentiva a expressão artística e a valorização do trabalho coletivo.

6. Mural de Reciclagem

As crianças podem criar um mural utilizando tampinhas de garrafa, papelão e outros materiais recicláveis. Esse mural pode ser uma representação do meio ambiente ou uma mensagem sobre a importância da reciclagem. A atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03ET06, que envolve a produção de obras artísticas e a reflexão sobre o meio ambiente.

7. Contação de Histórias sobre Reciclagem

Promover sessões de contação de histórias que abordem a reciclagem e a preservação do meio ambiente é uma forma lúdica de ensinar conceitos importantes. As crianças podem participar ativamente, criando suas próprias histórias. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EI03LP01, que envolve a apreciação e a produção de narrativas.

8. Experimentos com Água e Óleo

Realizar experimentos simples que mostram a diferença entre materiais recicláveis e não recicláveis, como água e óleo, pode ser uma atividade educativa. As crianças podem observar como esses materiais se comportam e discutir sobre a importância da separação do lixo. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03CN01, que envolve a observação e a experimentação.

9. Criação de Cartazes Educativos

As crianças podem criar cartazes educativos sobre a importância da reciclagem e como separar o lixo corretamente. Esses cartazes podem ser expostos na escola para conscientizar outros alunos. A atividade promove a habilidade BNCC EI03ET07, que envolve a comunicação e a expressão de ideias por meio de diferentes linguagens.

10. Jogo de Classificação de Materiais

Um jogo de classificação onde as crianças devem separar diferentes tipos de materiais recicláveis em suas categorias corretas (papel, plástico, vidro, etc.) é uma atividade prática e educativa. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03ET08, que envolve a identificação e a classificação de materiais, promovendo a consciência ambiental desde cedo.