15 Ideias de Atividades (BNCC) de reciclagem educação infantil

1. Criação de Lixeiras Recicláveis

Uma atividade prática que envolve a confecção de lixeiras para a separação de resíduos recicláveis. Os alunos podem utilizar materiais como papelão, garrafas PET e tintas para personalizar as lixeiras. Essa atividade promove a conscientização sobre a importância da reciclagem e a correta destinação dos resíduos. Habilidade BNCC: EF15AR02.

2. Jogo da Memória com Materiais Recicláveis

Os alunos podem criar um jogo da memória utilizando tampinhas de garrafa e papel reciclado. Cada par de tampinhas pode representar um tipo de material reciclável, e os alunos devem encontrar os pares correspondentes. Essa atividade estimula a memória e o aprendizado sobre os diferentes tipos de recicláveis. Habilidade BNCC: EF15LP01.

3. Oficina de Brinquedos com Materiais Recicláveis

Os alunos podem trazer materiais recicláveis de casa e participar de uma oficina para criar brinquedos. Essa atividade incentiva a criatividade e o reaproveitamento de materiais, além de promover a interação entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15AR03.

4. Plantio em Garrafas PET

Utilizando garrafas PET, os alunos podem criar pequenos vasos para plantar sementes. Essa atividade ensina sobre a importância da reciclagem e do cultivo de plantas, além de ser uma forma de conectar os alunos à natureza. Habilidade BNCC: EF15CI01.

5. Teatro de Fantoches com Materiais Recicláveis

Os alunos podem confeccionar fantoches utilizando caixas de papelão e outros materiais recicláveis. Em seguida, podem criar uma peça de teatro que aborde a temática da reciclagem. Essa atividade estimula a expressão artística e a conscientização ambiental. Habilidade BNCC: EF15AR04.

6. Mapa do Lixo

Os alunos podem criar um mapa do lixo da escola, identificando onde os resíduos são descartados e como podem ser reciclados. Essa atividade promove a observação crítica e a reflexão sobre os hábitos de consumo e descarte. Habilidade BNCC: EF15GE01.

7. Desafio da Reciclagem

Organizar um desafio em que os alunos devem coletar o maior número possível de materiais recicláveis em um determinado tempo. Após a coleta, podem discutir sobre a importância da reciclagem e como cada um pode contribuir. Habilidade BNCC: EF15CI02.

8. Cartazes Educativos sobre Reciclagem

Os alunos podem criar cartazes educativos que expliquem o processo de reciclagem e a importância de cada material reciclável. Essa atividade desenvolve habilidades de pesquisa e comunicação. Habilidade BNCC: EF15LP02.

9. Experimentos com Materiais Recicláveis

Realizar experimentos simples utilizando materiais recicláveis, como a construção de um foguete com garrafa PET. Essa atividade estimula a curiosidade científica e o aprendizado prático. Habilidade BNCC: EF15CI03.

10. Música e Dança da Reciclagem

Os alunos podem criar uma música ou dança que fale sobre a reciclagem e a preservação do meio ambiente. Essa atividade promove a expressão corporal e a criatividade, além de reforçar a mensagem de conscientização. Habilidade BNCC: EF15AR05.

11. Roda de Conversa sobre Reciclagem

Promover uma roda de conversa onde os alunos possam compartilhar suas experiências e conhecimentos sobre reciclagem. Essa atividade estimula a escuta ativa e o respeito às opiniões dos colegas. Habilidade BNCC: EF15LP03.

12. Criação de Jogos de Tabuleiro com Temática de Reciclagem

Os alunos podem criar um jogo de tabuleiro que ensine sobre a reciclagem e a importância do meio ambiente. Essa atividade envolve planejamento, criatividade e trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15AR06.

13. Desenhos e Pinturas com Materiais Recicláveis

Utilizar materiais recicláveis, como papelão e papel de presente, para criar desenhos e pinturas. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de promover a reutilização de materiais. Habilidade BNCC: EF15AR07.

14. Exposição de Projetos de Reciclagem

Os alunos podem desenvolver projetos sobre reciclagem e apresentá-los em uma exposição para a comunidade escolar. Essa atividade promove a pesquisa, a organização e a comunicação. Habilidade BNCC: EF15GE02.

15. Criação de um Diário da Reciclagem

Os alunos podem manter um diário onde registram suas ações de reciclagem ao longo do mês. Essa atividade estimula a reflexão sobre hábitos diários e a importância da reciclagem. Habilidade BNCC: EF15LP04.