15 Ideias de Atividades (BNCC) de química ensino médio 2º ano

1. Experimentos de Reações Químicas

Os alunos podem realizar experimentos simples que demonstrem reações químicas, como a reação entre vinagre e bicarbonato de sódio. Essa atividade permite que os estudantes observem a liberação de gás carbônico e compreendam conceitos como reatividade e produtos de uma reação. Habilidade BNCC: EM13CNT101.

2. Estudo da Tabela Periódica

Uma atividade interativa onde os alunos criam um mural da tabela periódica, destacando as propriedades dos elementos e suas aplicações no cotidiano. Essa tarefa incentiva a pesquisa e a colaboração em grupo. Habilidade BNCC: EM13CNT102.

3. Análise de Materiais do Dia a Dia

Os estudantes podem coletar diferentes materiais (plásticos, metais, vidros) e analisar suas propriedades físicas e químicas, discutindo a importância da química na escolha de materiais para diferentes aplicações. Habilidade BNCC: EM13CNT103.

4. Criação de Indicadores de pH

Os alunos podem produzir indicadores de pH utilizando repolho roxo e testar diferentes soluções, aprendendo sobre acidez e alcalinidade. Essa atividade prática reforça conceitos de química analítica. Habilidade BNCC: EM13CNT104.

5. Simulações de Reações Químicas

Utilizando softwares de simulação, os alunos podem modelar reações químicas e observar os efeitos de variáveis como temperatura e concentração. Essa atividade é excelente para desenvolver o pensamento crítico. Habilidade BNCC: EM13CNT105.

6. Estudo de Combustíveis e Energia

Os alunos podem pesquisar diferentes tipos de combustíveis e suas reações de combustão, discutindo questões ambientais e energéticas. Essa atividade promove a conscientização sobre sustentabilidade. Habilidade BNCC: EM13CNT106.

7. Projetos sobre Poluição e Química

Os estudantes podem desenvolver projetos que abordem a poluição do ar, água e solo, analisando as substâncias químicas envolvidas e suas consequências. Essa atividade estimula a pesquisa e a responsabilidade social. Habilidade BNCC: EM13CNT107.

8. Experimentos com Eletrólise

Realizar experimentos de eletrólise da água para separar hidrogênio e oxigênio, permitindo que os alunos entendam os princípios da eletrólise e suas aplicações. Habilidade BNCC: EM13CNT108.

9. Criação de Sabonetes Artesanais

Os alunos podem aprender sobre reações de saponificação ao criar sabonetes artesanais, explorando a química dos produtos de limpeza e cuidados pessoais. Habilidade BNCC: EM13CNT109.

10. Estudo de Reações de Oxidação e Redução

Os estudantes podem realizar experimentos que demonstrem reações de oxidação e redução, como a oxidação do ferro, discutindo suas implicações na corrosão e na indústria. Habilidade BNCC: EM13CNT110.

11. Análise de Alimentos

Os alunos podem realizar testes para identificar a presença de carboidratos, proteínas e lipídios em diferentes alimentos, promovendo a compreensão da química dos nutrientes. Habilidade BNCC: EM13CNT111.

12. Estudo de Polímeros

Os estudantes podem investigar a química dos polímeros, criando seus próprios plásticos a partir de materiais recicláveis, discutindo a importância da reciclagem. Habilidade BNCC: EM13CNT112.

13. Experimentos com Gases

Realizar experimentos que envolvam gases, como a produção de gás carbônico a partir de fermentação, permitindo que os alunos observem as propriedades dos gases e suas reações. Habilidade BNCC: EM13CNT113.

14. Estudo de Soluções e Concentrações

Os alunos podem preparar diferentes soluções e calcular suas concentrações, aprendendo sobre diluições e a importância das concentrações em reações químicas. Habilidade BNCC: EM13CNT114.

15. Discussão sobre Medicamentos e Química

Os estudantes podem pesquisar sobre a composição química de medicamentos, discutindo como a química é fundamental na farmacologia e na saúde. Habilidade BNCC: EM13CNT115.