15 Ideias de Atividades (BNCC) de química ensino fundamental

1. Experimentos com Reações Químicas

Realizar experimentos simples em sala de aula que demonstrem reações químicas é uma excelente maneira de engajar os alunos. Por exemplo, a reação entre vinagre e bicarbonato de sódio pode ser utilizada para mostrar a produção de gás carbônico. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF09CI01, que aborda a identificação de reações químicas em diferentes contextos.

2. Criação de um Mini Jardim Vertical

Os alunos podem criar um mini jardim vertical utilizando materiais recicláveis. Essa atividade permite explorar a fotossíntese e a importância das plantas no ecossistema. A habilidade BNCC EF09CI02 pode ser aplicada aqui, pois envolve a análise das interações entre os seres vivos e o ambiente.

3. Estudo da Água e suas Propriedades

Os alunos podem realizar experimentos para observar as propriedades da água, como a tensão superficial e a capilaridade. Utilizando materiais simples, como copos e canudos, eles podem visualizar esses fenômenos. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF09CI03, que trata das propriedades da água e sua importância para a vida.

4. Criação de Indicadores de pH Naturais

Os alunos podem criar indicadores de pH utilizando repolho roxo ou outras plantas. Essa atividade permite que eles testem diferentes substâncias e aprendam sobre acidez e alcalinidade. A habilidade BNCC EF09CI04 é pertinente, pois envolve a investigação de propriedades químicas de substâncias.

5. Experiência com a Combustão de Materiais

Realizar uma experiência controlada sobre a combustão de diferentes materiais pode ajudar os alunos a entenderem o conceito de reações exotérmicas. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF09CI05, que aborda a análise de reações químicas e suas implicações.

6. Montagem de um Circuito Elétrico Simples

Os alunos podem montar um circuito elétrico simples utilizando pilhas, fios e lâmpadas. Essa atividade permite explorar conceitos de química e física, como a condução de eletricidade. A habilidade BNCC EF09CI06 é relevante, pois envolve a compreensão de fenômenos elétricos e suas aplicações.

7. Análise de Alimentos e suas Composições

Os alunos podem realizar uma análise de alimentos, verificando a presença de carboidratos, proteínas e lipídios. Essa atividade pode ser feita através de testes simples, como o teste de Iodo para amido. A habilidade BNCC EF09CI07 se aplica, pois envolve a investigação da composição química dos alimentos.

8. Criação de Sabão Artesanal

Os alunos podem aprender sobre a saponificação criando seu próprio sabão artesanal. Essa atividade não só ensina sobre reações químicas, mas também sobre a importância da química no cotidiano. A habilidade BNCC EF09CI08 é pertinente, pois trata da aplicação de conceitos químicos em processos industriais.

9. Observação de Cristais de Sal

Os alunos podem realizar a cristalização de sal a partir de uma solução saturada. Essa atividade permite observar o processo de formação de cristais e discutir a estrutura molecular do sal. A habilidade BNCC EF09CI09 é relevante, pois envolve a investigação de substâncias e suas propriedades.

10. Experiência com Gases e Pressão

Os alunos podem realizar uma experiência utilizando uma garrafa de plástico e um balão para observar a relação entre pressão e volume de gases. Essa atividade é uma ótima forma de introduzir conceitos de química gasosa. A habilidade BNCC EF09CI10 se aplica, pois envolve a análise de propriedades dos gases e suas aplicações.