15 Ideias de Atividades (BNCC) de química

Atividade 1: Experimentos com Reações Químicas

Os alunos podem realizar experimentos simples que demonstrem reações químicas, como a reação do vinagre com bicarbonato de sódio. Essa atividade permite que os estudantes observem a produção de gás carbônico e a mudança de temperatura. Habilidade BNCC: EF09CI10.

Atividade 2: Criação de um Diário de Bordo Químico

Nesta atividade, os alunos devem registrar suas observações sobre diferentes substâncias químicas e suas propriedades ao longo do tempo. Isso pode incluir mudanças de estado, reações e interações. Habilidade BNCC: EF09CI11.

Atividade 3: Jogo da Memória com Elementos Químicos

Os alunos criam um jogo da memória utilizando cartões com símbolos e nomes de elementos químicos. Essa atividade ajuda a fixar o conhecimento sobre a tabela periódica de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF09CI12.

Atividade 4: Experiência de Filtração

Os estudantes podem realizar uma experiência de filtração utilizando água e areia, observando como separar misturas heterogêneas. Essa atividade é fundamental para entender os métodos de separação de substâncias. Habilidade BNCC: EF09CI13.

Atividade 5: Criação de um Cartaz sobre a Tabela Periódica

Os alunos devem criar um cartaz que represente a tabela periódica, incluindo informações sobre os grupos e períodos, além das propriedades dos elementos. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade. Habilidade BNCC: EF09CI14.

Atividade 6: Simulação de Reações Químicas

Utilizando softwares de simulação, os alunos podem modelar reações químicas e observar os produtos formados. Essa atividade é útil para compreender conceitos que não podem ser facilmente observados em laboratório. Habilidade BNCC: EF09CI15.

Atividade 7: Análise de Produtos Químicos do Dia a Dia

Os alunos devem pesquisar e apresentar produtos químicos comuns encontrados em casa, como detergentes e desinfetantes, analisando suas composições e funções. Habilidade BNCC: EF09CI16.

Atividade 8: Debate sobre Sustentabilidade e Química

Promover um debate em sala de aula sobre o impacto da química no meio ambiente, abordando temas como poluição e reciclagem. Essa atividade incentiva o pensamento crítico e a conscientização ambiental. Habilidade BNCC: EF09CI17.

Atividade 9: Criação de um Vídeo Educativo

Os alunos podem criar um vídeo explicativo sobre um conceito químico, utilizando animações ou experimentos. Essa atividade desenvolve habilidades de comunicação e trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF09CI18.

Atividade 10: Estudo de Casos de Química na Indústria

Os estudantes devem pesquisar casos reais de como a química é aplicada na indústria, como na produção de alimentos ou medicamentos, e apresentar suas descobertas. Habilidade BNCC: EF09CI19.

Atividade 11: Experiência de Combustão

Realizar uma experiência que demonstre a combustão de diferentes materiais, observando a liberação de energia e a formação de novos produtos. Habilidade BNCC: EF09CI20.

Atividade 12: Criação de um Blog sobre Química

Os alunos podem criar um blog onde compartilham experiências, experimentos e descobertas sobre química, promovendo a troca de informações e o aprendizado colaborativo. Habilidade BNCC: EF09CI21.

Atividade 13: Estudo de Reações Ácido-Base

Os estudantes podem realizar experimentos para observar reações ácido-base, utilizando indicadores naturais como repolho roxo. Essa atividade ajuda a entender o conceito de pH. Habilidade BNCC: EF09CI22.

Atividade 14: Projeto de Pesquisa sobre Química Verde

Os alunos devem desenvolver um projeto de pesquisa sobre práticas de química verde, que visam minimizar o impacto ambiental. Essa atividade estimula a inovação e a responsabilidade social. Habilidade BNCC: EF09CI23.

Atividade 15: Criação de um Experimento de Cristalização

Os estudantes podem realizar um experimento para observar o processo de cristalização, utilizando soluções saturadas de açúcar ou sal. Essa atividade é fundamental para entender a formação de sólidos a partir de soluções. Habilidade BNCC: EF09CI24.