15 Ideias de Atividades (BNCC) de português verbos

1. Jogo dos Verbos

Uma atividade lúdica que envolve a criação de um jogo de cartas com verbos. Os alunos devem desenhar ou escrever verbos em cada carta e, em seguida, jogar um jogo de memória ou um jogo de perguntas e respostas. Essa atividade ajuda a fixar o conhecimento dos verbos e suas conjugações. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Conjugação em Grupo

Divida a turma em grupos e forneça a cada grupo uma lista de verbos. Cada grupo deve conjugar os verbos em diferentes tempos verbais e apresentar suas respostas para a turma. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a prática da conjugação verbal. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Criação de Histórias

Os alunos devem criar pequenas histórias utilizando uma lista de verbos fornecida pelo professor. Eles podem trabalhar em duplas ou grupos, e ao final, apresentar suas histórias para a turma. Essa atividade estimula a criatividade e a aplicação prática dos verbos. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Verbos em Ação

Realize uma atividade em que os alunos devem representar verbos através de mímicas. Os colegas devem adivinhar qual verbo está sendo representado. Essa atividade é divertida e ajuda a fixar a compreensão dos verbos de forma dinâmica. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Caça-Palavras de Verbos

Crie um caça-palavras com verbos em diferentes formas. Os alunos devem encontrar os verbos e, em seguida, escrever frases utilizando cada um deles. Essa atividade é ótima para desenvolver o reconhecimento dos verbos e sua aplicação em frases. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Verbos em Música

Escolha uma música que contenha muitos verbos e peça aos alunos que identifiquem e anotem os verbos presentes na letra. Depois, eles podem discutir o significado dos verbos e como são utilizados no contexto da música. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Descrição de Imagens

Apresente imagens diversas e peça aos alunos que descrevam o que está acontecendo em cada uma delas, utilizando verbos apropriados. Essa atividade estimula a observação e a utilização correta dos verbos em contextos descritivos. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Verbos em Quadrinhos

Os alunos devem criar quadrinhos que incluam diálogos utilizando verbos. Essa atividade permite que eles pratiquem a conjugação verbal de forma criativa e visual. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Entrevista com Verbos

Os alunos devem realizar entrevistas uns com os outros, utilizando uma lista de verbos como base para as perguntas. Essa atividade promove a prática oral e a utilização de verbos em contextos reais. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Verbos em Ação – Teatro

Organize uma pequena peça de teatro onde os alunos devem utilizar verbos em suas falas. Eles podem criar personagens e situações, o que torna a atividade divertida e educativa. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Verbos e Emoções

Peça aos alunos que relacionem verbos a emoções, criando frases que expressem como se sentem ao realizar determinadas ações. Essa atividade ajuda a conectar a linguagem com sentimentos e experiências pessoais. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Verbos em Notícias

Os alunos devem criar pequenas notícias utilizando verbos no passado, presente e futuro. Essa atividade estimula a escrita e a compreensão dos tempos verbais em um contexto jornalístico. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Verbos e Desenhos

Os alunos desenham situações que representam verbos e, em seguida, apresentam seus desenhos para a turma, explicando o que cada verbo representa. Essa atividade combina arte e linguagem, facilitando a aprendizagem. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Verbos em Jogos de Tabuleiro

Crie um jogo de tabuleiro onde os alunos devem avançar respondendo a perguntas sobre verbos e suas conjugações. Essa atividade torna o aprendizado mais interativo e divertido. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Verbos e Tecnologia

Utilize aplicativos ou plataformas online que permitam a prática de verbos, como jogos interativos ou quizzes. Essa atividade integra tecnologia ao aprendizado, tornando-o mais atrativo para os alunos. Habilidade BNCC: EF15LP15.