15 Ideias de Atividades (BNCC) de português para alfabetização

1. Jogo da Memória de Palavras

Uma atividade lúdica que envolve a criação de um jogo da memória utilizando palavras que os alunos estão aprendendo. Os alunos devem formar pares de palavras que rimam ou que têm significados semelhantes. Essa atividade estimula a memória e a associação de ideias. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Contação de Histórias com Fantoches

Os alunos podem criar fantoches de papel e utilizá-los para contar histórias. Essa atividade incentiva a criatividade e a expressão oral, além de trabalhar a estrutura narrativa. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Produção de Textos Coletivos

Os alunos podem trabalhar em grupos para produzir um texto coletivo. Cada aluno pode contribuir com uma parte da história, promovendo a colaboração e a construção conjunta do conhecimento. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Caça-Palavras Temático

Crie um caça-palavras com palavras relacionadas a um tema específico, como animais ou alimentos. Essa atividade ajuda os alunos a reconhecerem e fixarem a ortografia das palavras. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Leitura Compartilhada

Realizar sessões de leitura compartilhada onde o professor lê um livro e os alunos participam com perguntas e comentários. Essa prática desenvolve a compreensão leitora e a interpretação de textos. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Criação de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes ilustrativos sobre um tema estudado, utilizando palavras e frases que sintetizem o conteúdo. Essa atividade estimula a escrita e a criatividade visual. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Roda de Leitura

Organizar uma roda de leitura onde os alunos podem compartilhar livros que leram e discutir suas histórias. Essa atividade promove a troca de experiências e a valorização da leitura. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Jogo de Rimas

Os alunos podem participar de um jogo onde devem encontrar palavras que rimam com uma palavra dada. Essa atividade ajuda a desenvolver a consciência fonológica e a sonoridade das palavras. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Atividade de Sílabas

Utilizar cartões com sílabas para que os alunos formem palavras. Essa atividade é excelente para trabalhar a segmentação silábica e a construção de palavras. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Diário de Classe

Os alunos podem manter um diário de classe onde escrevem sobre suas experiências diárias. Essa prática estimula a escrita e a reflexão sobre o que aprenderam. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Jogo de Perguntas e Respostas

Organizar um jogo onde os alunos fazem perguntas sobre um texto lido e os colegas devem responder. Essa atividade desenvolve a compreensão e a interpretação de textos. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Criação de Poemas

Os alunos podem criar poemas utilizando palavras que aprenderam. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão pessoal através da escrita. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Teatro de Sombras

Os alunos podem criar uma peça de teatro de sombras, utilizando recortes de papel. Essa atividade estimula a narrativa e a criatividade, além de promover a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Bingo de Palavras

Elaborar um bingo onde as palavras são relacionadas ao conteúdo estudado. Essa atividade é divertida e ajuda na fixação do vocabulário. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Entrevista com Personagens

Os alunos podem escolher um personagem de um livro e realizar uma entrevista, criando perguntas e respostas. Essa atividade estimula a leitura e a interpretação de personagens. Habilidade BNCC: EF15LP15.