15 Ideias de Atividades (BNCC) de português oralidade

1. Contação de Histórias

A contação de histórias é uma atividade que estimula a oralidade e a criatividade dos alunos. Os professores podem solicitar que os alunos tragam uma história de sua preferência e a contem para a turma, utilizando expressões faciais e gestos. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que envolve a prática de narrar histórias, promovendo a fluência verbal e a capacidade de se expressar em público.

2. Debates Temáticos

Organizar debates sobre temas relevantes para os alunos é uma excelente forma de desenvolver a oralidade. Os alunos podem ser divididos em grupos e cada grupo deve defender um ponto de vista. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP02, que incentiva a argumentação e a construção de opiniões fundamentadas, além de promover o respeito à diversidade de ideias.

3. Entrevistas

Os alunos podem realizar entrevistas com familiares ou pessoas da comunidade sobre temas de interesse. Essa atividade permite que pratiquem a escuta ativa e a formulação de perguntas. A habilidade EF15LP03 é contemplada, pois envolve a troca de informações e a construção de diálogos significativos.

4. Jogos de Improviso

Os jogos de improviso são uma forma divertida de estimular a oralidade. Os alunos podem ser desafiados a criar diálogos espontâneos a partir de situações propostas. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP04, que promove a criatividade e a capacidade de se expressar de maneira clara e coerente.

5. Roda de Conversa

A roda de conversa é uma prática que permite que todos os alunos tenham a oportunidade de falar e ouvir. O professor pode escolher um tema e os alunos devem compartilhar suas opiniões. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP05, que valoriza a interação e a construção coletiva do conhecimento.

6. Criação de Podcasts

Os alunos podem criar seus próprios podcasts sobre temas que lhes interessam. Essa atividade estimula a pesquisa, a organização de ideias e a apresentação oral. A habilidade EF15LP06 é contemplada, pois envolve a produção de conteúdos orais que podem ser compartilhados com um público maior.

7. Dramatizações

A dramatização de contos ou situações do cotidiano é uma atividade que envolve a oralidade de forma lúdica. Os alunos podem encenar histórias, utilizando a voz e o corpo para expressar emoções. Essa prática está alinhada à habilidade EF15LP07, que incentiva a expressão artística e a comunicação não verbal.

8. Leitura em Voz Alta

Promover sessões de leitura em voz alta é uma excelente maneira de desenvolver a oralidade. Os alunos podem ler trechos de livros ou poemas, praticando a entonação e a dicção. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP08, que valoriza a leitura como um meio de comunicação e expressão.

9. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos e apresentá-las para a turma. Essa atividade estimula a criatividade e a oralidade, pois os alunos devem explicar suas histórias. A habilidade EF15LP09 é contemplada, promovendo a integração entre a escrita e a fala.

10. Apresentações de Projetos

Os alunos podem desenvolver projetos sobre temas de interesse e apresentá-los para a turma. Essa atividade estimula a pesquisa, a organização de ideias e a apresentação oral. A habilidade EF15LP10 é contemplada, pois envolve a comunicação de conhecimentos adquiridos de forma clara e objetiva.