15 Ideias de Atividades (BNCC) de português fundamental

1. Leitura e Interpretação de Textos

Uma atividade fundamental para o desenvolvimento da leitura crítica é a interpretação de textos literários e não literários. Os alunos podem escolher um conto ou uma crônica e, em grupos, discutir os principais elementos da narrativa, como personagens, enredo e moral da história. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que envolve a leitura e a interpretação de diferentes gêneros textuais.

2. Produção de Textos Criativos

Estimular a criatividade dos alunos por meio da produção de textos é essencial. Os alunos podem criar suas próprias histórias a partir de imagens ou palavras-chave fornecidas pelo professor. Essa atividade atende à habilidade EF15LP02, que propõe a produção de textos de diferentes gêneros, desenvolvendo a expressão escrita e a originalidade dos estudantes.

3. Jogo de Palavras Cruzadas

Os jogos de palavras cruzadas são uma maneira divertida de revisar vocabulário e ortografia. O professor pode criar um jogo com palavras relacionadas a um tema estudado, como animais ou profissões. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP03, que envolve o uso de palavras e expressões em contextos variados.

4. Debate sobre Temas Relevantes

Promover debates em sala de aula sobre temas atuais e relevantes para os alunos pode desenvolver habilidades argumentativas. Os alunos podem ser divididos em grupos para pesquisar e apresentar suas opiniões sobre um tema específico, alinhando-se à habilidade EF15LP04, que envolve a produção e a circulação de textos argumentativos.

5. Criação de Blog ou Diário Virtual

A criação de um blog ou diário virtual permite que os alunos expressem suas opiniões e experiências. Os alunos podem escrever postagens sobre suas leituras ou reflexões pessoais, atendendo à habilidade EF15LP05, que propõe a produção de textos em diferentes formatos e plataformas digitais.

6. Análise de Propagandas

Os alunos podem analisar diferentes tipos de propagandas, identificando as estratégias de persuasão utilizadas. Essa atividade ajuda a desenvolver o pensamento crítico e a compreensão dos efeitos da linguagem, alinhando-se à habilidade EF15LP06, que envolve a análise de textos publicitários e sua função social.

7. Criação de Histórias em Quadrinhos

A produção de histórias em quadrinhos é uma forma lúdica de trabalhar a narrativa e a ilustração. Os alunos podem criar suas próprias tirinhas, desenvolvendo personagens e enredos, o que se relaciona à habilidade EF15LP07, que propõe a produção de textos narrativos em diferentes formatos.

8. Leitura Dramática

A leitura dramática de peças teatrais ou contos pode ser uma atividade envolvente. Os alunos podem interpretar personagens e discutir a trama, o que está alinhado à habilidade EF15LP08, que envolve a leitura e a interpretação de textos literários, promovendo a expressão oral e a empatia.

9. Produção de Vídeos Resenhando Livros

Os alunos podem criar vídeos curtos resenhando livros que leram. Essa atividade estimula a síntese de informações e a expressão oral, alinhando-se à habilidade EF15LP09, que propõe a produção de textos orais e multimídia.

10. Jogo de Rimas e Poemas

Os alunos podem participar de um jogo de rimas, onde devem criar versos que rimem com palavras dadas. Além disso, podem compor poemas sobre temas variados, desenvolvendo a sensibilidade estética e a criatividade, alinhando-se à habilidade EF15LP10, que envolve a produção de textos poéticos e a apreciação da literatura.