15 Ideias de Atividades (BNCC) de português ensino fundamental pronto

1. Produção de Texto Criativo

Os alunos podem criar uma história em quadrinhos utilizando personagens e cenários que eles mesmos desenham. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão escrita, além de trabalhar a habilidade de narrar uma história. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Leitura e Interpretação de Poemas

Propor a leitura de diferentes poemas e, em seguida, realizar discussões em grupo sobre os sentimentos e imagens que os textos evocam. Os alunos podem, então, criar seus próprios poemas. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Jogo de Palavras Cruzadas

Desenvolver um jogo de palavras cruzadas com vocabulário aprendido nas aulas. Essa atividade ajuda na fixação de palavras e no desenvolvimento do raciocínio lógico. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Criação de Blog Literário

Os alunos podem criar um blog onde compartilham resenhas de livros que leram. Essa atividade promove a leitura crítica e a escrita reflexiva. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Debate sobre Temas Sociais

Realizar um debate em sala de aula sobre um tema social relevante, onde os alunos devem apresentar argumentos e contra-argumentos. Essa atividade desenvolve a oratória e o pensamento crítico. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Análise de Contos de Fadas

Os alunos devem ler diferentes contos de fadas e analisar os elementos que os compõem, como personagens, enredo e moral da história. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Criação de Cartazes Informativos

Os alunos podem criar cartazes sobre temas literários ou de gramática, utilizando imagens e textos explicativos. Essa atividade estimula a pesquisa e a síntese de informações. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Roda de Leitura

Organizar uma roda de leitura onde cada aluno lê um trecho de um livro escolhido. Após a leitura, os alunos podem discutir suas impressões e sentimentos sobre a obra. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Produção de Vídeos Resenha

Os alunos podem produzir vídeos onde fazem resenhas de livros, utilizando recursos audiovisuais para enriquecer a apresentação. Essa atividade desenvolve habilidades de comunicação e tecnologia. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Jogo de Dramaturgia

Os alunos podem criar pequenas peças teatrais baseadas em contos ou livros lidos em sala. Essa atividade estimula a criatividade, a expressão corporal e a colaboração em grupo. Habilidade BNCC: EF15LP10.