15 Ideias de Atividades (BNCC) de português 9º ano

1. Produção de Texto Criativo

Uma atividade que estimula a criatividade dos alunos é a produção de um texto criativo. Os estudantes podem escolher um tema livre e desenvolver uma narrativa, utilizando elementos como personagens, enredo e ambientação. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que envolve a produção de textos de diferentes gêneros e formatos.

2. Análise de Poemas

Os alunos podem realizar uma análise de poemas de autores brasileiros, explorando temas, figuras de linguagem e a musicalidade do texto. Essa atividade pode ser enriquecida com discussões em grupo, permitindo que os estudantes compartilhem suas interpretações. Essa prática está relacionada à habilidade EF15LP02, que aborda a leitura e interpretação de poemas.

3. Debate sobre Temas Sociais

Organizar um debate sobre temas sociais relevantes, como meio ambiente ou direitos humanos, pode ser uma excelente forma de desenvolver a argumentação e a oratória dos alunos. Essa atividade se conecta à habilidade EF15LP03, que trata da construção de argumentos em discussões.

4. Criação de Blog Literário

Os alunos podem criar um blog literário onde compartilham resenhas de livros, poesias e contos. Essa atividade promove a escrita e a leitura crítica, além de permitir que os estudantes interajam com um público maior. Está alinhada à habilidade EF15LP04, que envolve a produção de textos para diferentes mídias.

5. Estudo de Gêneros Textuais

Uma atividade que pode ser realizada é a pesquisa e apresentação de diferentes gêneros textuais, como crônicas, contos e artigos de opinião. Os alunos podem trabalhar em grupos e apresentar suas descobertas para a turma. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP05, que aborda a identificação e análise de gêneros textuais.

6. Leitura de Clássicos da Literatura

Promover a leitura de clássicos da literatura brasileira, como obras de Machado de Assis ou Clarice Lispector, pode enriquecer o repertório cultural dos alunos. Após a leitura, os estudantes podem discutir em grupos sobre os temas abordados e suas relevâncias. Essa atividade se conecta à habilidade EF15LP06, que envolve a leitura crítica de obras literárias.

7. Criação de Roteiros de Teatro

Os alunos podem criar roteiros para pequenas peças de teatro, explorando a construção de diálogos e personagens. Essa atividade estimula a criatividade e a colaboração entre os estudantes. Está alinhada à habilidade EF15LP07, que trata da produção de textos dramáticos.

8. Análise de Músicas

Uma atividade interessante é a análise de letras de músicas, onde os alunos podem discutir os temas e as mensagens transmitidas. Essa prática pode ser feita em grupos, promovendo a troca de ideias. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP08, que envolve a interpretação de diferentes formas de linguagem.

9. Produção de Vídeos Literários

Os alunos podem produzir vídeos onde comentam sobre livros que leram ou fazem resenhas de obras literárias. Essa atividade estimula a expressão oral e a criatividade, além de estar alinhada à habilidade EF15LP09, que envolve a produção de textos multimídia.

10. Jogo de Palavras Cruzadas

Uma atividade lúdica que pode ser realizada é a criação de palavras cruzadas com vocabulário estudado em sala. Os alunos podem trabalhar em duplas ou grupos, promovendo a colaboração. Essa atividade se conecta à habilidade EF15LP10, que aborda o uso de vocabulário em diferentes contextos.