15 Ideias de Atividades (BNCC) de português 6º ano substantivo

1. Jogo dos Substantivos

Crie um jogo de cartas onde cada carta contém um substantivo. Os alunos devem formar frases utilizando as cartas que possuem. Essa atividade estimula a criatividade e a construção de frases, além de promover a interação entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Caça-palavras de Substantivos

Desenvolva um caça-palavras com substantivos que os alunos aprenderam. Após encontrá-los, peça que escrevam uma frase para cada substantivo encontrado. Essa atividade ajuda na fixação do vocabulário. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos devem criar uma história em quadrinhos utilizando substantivos que foram estudados. Eles devem identificar os substantivos nas falas dos personagens e nas descrições. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão textual. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Bingo dos Substantivos

Monte um bingo onde as cartelas contenham substantivos. O professor irá chamar os substantivos e os alunos devem marcar em suas cartelas. Essa atividade é divertida e ajuda na memorização dos substantivos. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Mapa Mental de Substantivos

Peça aos alunos que criem um mapa mental com substantivos, organizando-os em categorias como: concretos, abstratos, próprios e comuns. Essa atividade auxilia na organização do conhecimento e na visualização das relações entre os substantivos. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Produção de Texto Coletiva

Realize uma produção de texto coletiva onde cada aluno contribui com um substantivo. O texto deve ser coerente e coeso, e os alunos devem identificar os substantivos utilizados. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a prática da escrita. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Substantivos em Música

Escolha uma música conhecida e peça aos alunos que identifiquem os substantivos presentes na letra. Depois, eles podem criar uma nova letra utilizando os substantivos que encontraram. Essa atividade conecta a música à aprendizagem de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Jogo de Adivinhação

Os alunos devem descrever um substantivo sem mencioná-lo, enquanto os outros tentam adivinhar qual é. Essa atividade estimula a oralidade e a capacidade de descrição. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Atividade de Classificação

Forneça uma lista de substantivos e peça aos alunos que os classifiquem em grupos: próprios, comuns, concretos e abstratos. Essa atividade ajuda na compreensão das diferentes categorias de substantivos. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Criação de Dicionário de Substantivos

Os alunos devem criar um dicionário ilustrado com substantivos que aprenderam. Cada aluno pode escolher um substantivo para ilustrar e definir. Essa atividade promove a pesquisa e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Substantivos em Frases

Peça aos alunos que escrevam frases utilizando um número específico de substantivos. Eles devem destacar os substantivos em suas frases. Essa atividade ajuda na prática da escrita e na identificação dos substantivos. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Entrevista com Substantivos

Os alunos devem entrevistar um colega utilizando perguntas que contenham substantivos. Após a entrevista, eles devem apresentar os resultados para a turma. Essa atividade desenvolve habilidades de comunicação e escuta. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Desenho e Descrição

Os alunos desenham um objeto e, em seguida, escrevem uma descrição detalhada utilizando substantivos. Essa atividade estimula a observação e a descrição. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Substantivos em Contos de Fadas

Peça aos alunos que reescrevam um conto de fadas substituindo os substantivos por outros de sua escolha. Essa atividade incentiva a criatividade e a reinterpretação de histórias conhecidas. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Jogo de Memória com Substantivos

Crie um jogo de memória onde as cartas contenham substantivos e suas definições. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes. Essa atividade é divertida e ajuda na fixação do conteúdo. Habilidade BNCC: EF15LP15.