15 Ideias de Atividades (BNCC) de português 4º ano

1. Produção de Textos Criativos

Os alunos podem ser desafiados a criar uma história em quadrinhos, utilizando personagens e cenários que eles mesmos inventem. Essa atividade estimula a criatividade e a habilidade de escrita, além de trabalhar a estrutura narrativa. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP01, que aborda a produção de textos em diferentes gêneros.

2. Leitura e Interpretação de Poemas

Proponha a leitura de poemas de autores brasileiros, como Carlos Drummond de Andrade ou Cecília Meireles. Após a leitura, os alunos devem discutir em grupos o tema, as emoções e as imagens presentes nos poemas. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP02, que envolve a análise de textos poéticos.

3. Criação de Jornais de Classe

Os alunos podem criar um jornal da turma, onde cada um fica responsável por uma seção, como notícias, entrevistas e críticas. Essa atividade ajuda a desenvolver a escrita jornalística e a organização textual, alinhando-se à habilidade EF15LP03, que trata da produção de textos informativos.

4. Jogos de Palavras

Realizar jogos como o “Stop” ou “Palavras Cruzadas” com palavras que os alunos aprenderam em sala de aula. Essa atividade é divertida e ajuda a fixar o vocabulário, além de estimular o raciocínio lógico. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP04, que aborda o uso de palavras em diferentes contextos.

5. Debates sobre Temas Relevantes

Organizar um debate em sala sobre temas atuais, como meio ambiente ou tecnologia. Os alunos devem pesquisar e apresentar argumentos, desenvolvendo a habilidade de argumentação e oratória. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP05, que envolve a construção de argumentos em discussões.

6. Criação de Contos de Fadas Modernos

Os alunos podem reescrever contos de fadas clássicos, adaptando-os para a realidade atual. Essa atividade estimula a criatividade e a reflexão sobre valores e moralidade. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP06, que trata da reescrita de histórias conhecidas.

7. Análise de Músicas

Escolher uma música popular e analisar sua letra em sala de aula. Os alunos devem identificar os temas, figuras de linguagem e a mensagem da canção. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP07, que envolve a interpretação de letras de músicas como forma de expressão.

8. Criação de Blog da Turma

Os alunos podem criar um blog onde postam textos, fotos e vídeos sobre suas atividades e interesses. Essa atividade desenvolve a escrita digital e a responsabilidade na publicação de conteúdos. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP08, que aborda a produção de textos em ambientes digitais.

9. Contação de Histórias

Promover uma sessão de contação de histórias, onde os alunos podem narrar contos que conhecem ou que criaram. Essa atividade desenvolve a oralidade e a expressão corporal, além de estimular a escuta ativa. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP09, que trata da prática da oralidade.

10. Criação de Fábulas com Moral

Os alunos podem escrever suas próprias fábulas, utilizando animais como personagens e criando uma moral para a história. Essa atividade estimula a criatividade e a reflexão sobre comportamentos. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP10, que envolve a produção de textos com lições de moral.