15 Ideias de Atividades (BNCC) de percussão

1. Introdução à Percussão

A percussão é um dos elementos mais vibrantes e dinâmicos da música, permitindo que os alunos explorem ritmos e texturas sonoras. Para iniciar, os professores podem apresentar instrumentos de percussão simples, como tambores, pandeiros e maracas, incentivando os alunos a experimentarem diferentes sons e ritmos. Essa atividade está alinhada à habilidade EM13AR18 da BNCC, que propõe a exploração de diferentes elementos sonoros.

2. Criação de Ritmos em Grupo

Nesta atividade, os alunos são divididos em grupos e desafiados a criar um ritmo original utilizando instrumentos de percussão. Cada grupo deve apresentar seu ritmo para a turma, promovendo a colaboração e a criatividade. Essa atividade atende à habilidade EM13AR19 da BNCC, que enfatiza a criação e a interpretação musical em grupo.

3. Jogo de Imitação de Ritmos

Os alunos se sentam em círculo e um deles inicia um ritmo com um instrumento de percussão. Os demais devem imitar o ritmo criado, promovendo a escuta ativa e a concentração. Essa atividade está alinhada à habilidade EM13AR20 da BNCC, que incentiva a percepção auditiva e a imitação de padrões rítmicos.

4. Percussão Corporal

Os alunos podem explorar a percussão corporal, utilizando palmas, estalos de dedos e batidas no corpo para criar ritmos. Essa atividade não só é divertida, mas também ajuda a desenvolver a coordenação motora. Está alinhada à habilidade EM13AR21 da BNCC, que propõe a exploração de diferentes formas de produzir sons.

5. Composição de Canções com Percussão

Os alunos são incentivados a compor uma canção original que inclua partes de percussão. Eles podem trabalhar em grupos para criar letras e ritmos, promovendo a expressão artística e a colaboração. Essa atividade atende à habilidade EM13AR22 da BNCC, que foca na criação musical.

6. Estudo de Ritmos de Diferentes Culturas

Os professores podem apresentar ritmos de diversas culturas, como samba, reggae e música africana, e discutir suas origens e significados. Os alunos podem tentar reproduzir esses ritmos com instrumentos de percussão. Essa atividade está alinhada à habilidade EM13AR23 da BNCC, que promove a valorização da diversidade cultural.

7. Percussão e Movimento

Integrar a percussão com movimento é uma ótima maneira de engajar os alunos. Os alunos podem criar uma coreografia simples que incorpore os ritmos que estão aprendendo. Essa atividade atende à habilidade EM13AR24 da BNCC, que propõe a relação entre música e dança.

8. Oficina de Construção de Instrumentos

Os alunos podem participar de uma oficina onde aprendem a construir seus próprios instrumentos de percussão utilizando materiais recicláveis. Essa atividade estimula a criatividade e a consciência ambiental, alinhando-se à habilidade EM13AR25 da BNCC, que incentiva a criação e a inovação.

9. Análise de Músicas com Percussão Marcante

Os alunos podem ouvir e analisar músicas que possuem uma percussão marcante, discutindo como os ritmos contribuem para a sensação da música. Essa atividade está alinhada à habilidade EM13AR26 da BNCC, que propõe a análise crítica de diferentes obras musicais.

10. Apresentação Final de Percussão

Para encerrar o ciclo de atividades, os alunos podem organizar uma apresentação final onde mostram tudo o que aprenderam sobre percussão. Eles podem apresentar ritmos, canções compostas e até mesmo coreografias. Essa atividade atende à habilidade EM13AR27 da BNCC, que foca na apresentação e valorização do trabalho artístico.