15 Ideias de Atividades (BNCC) de natação para iniciantes

1. Flutuação com apoio

Uma das atividades mais simples e eficazes para iniciantes é a flutuação com apoio. Os alunos devem utilizar pranchas ou boias para se manterem na superfície da água. Essa atividade ajuda a desenvolver a confiança na água e a percepção corporal. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Jogo do “Peixe e o Tubarão”

Este jogo envolve os alunos em uma dinâmica divertida onde um aluno é o “tubarão” e os demais são “peixes”. Os peixes devem nadar de um lado para o outro da piscina sem serem tocados pelo tubarão. Essa atividade promove a agilidade e a resistência. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Corrida de Natação com Obstáculos

Organize uma corrida de natação onde os alunos devem passar por uma série de obstáculos, como boias ou pranchas. Essa atividade estimula a coordenação motora e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Natação em Dupla

Os alunos formam duplas e devem nadar juntos, segurando-se pelas mãos. Essa atividade incentiva a colaboração e a comunicação entre os alunos, além de trabalhar a resistência. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Adivinhação Subaquática

Os alunos devem mergulhar e tentar adivinhar objetos que estão submersos. Essa atividade estimula a curiosidade e a exploração, além de desenvolver a habilidade de mergulho. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Natação com Música

Coloque músicas animadas e peça aos alunos que nadem de acordo com o ritmo. Essa atividade torna o aprendizado mais divertido e ajuda a desenvolver o tempo e a coordenação. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Desafio do Tempo

Os alunos devem nadar uma determinada distância no menor tempo possível. Essa atividade promove a competitividade saudável e a superação pessoal. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Jogos de Água

Incluir jogos como “queimada” ou “pique” na água pode ser uma maneira divertida de ensinar os alunos a se moverem e se adaptarem ao ambiente aquático. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Exercícios de Respiração

Ensinar os alunos a controlar a respiração enquanto nadam é fundamental. Realize exercícios de respiração em que eles devem inspirar e expirar de forma controlada. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Natação com Flutuadores

Utilizar flutuadores para ajudar os alunos a aprenderem diferentes estilos de nado. Essa atividade é excelente para trabalhar a técnica e a confiança na água. Habilidade BNCC: EF15EF10.

11. Circuito de Natação

Monte um circuito com diferentes estações de atividades aquáticas, como nadar, flutuar e mergulhar. Essa abordagem diversificada mantém os alunos engajados e ativos. Habilidade BNCC: EF15EF11.

12. Contagem de Braçadas

Os alunos devem contar quantas braçadas conseguem dar em um determinado tempo. Essa atividade ajuda a monitorar o progresso e a melhorar a técnica de nado. Habilidade BNCC: EF15EF12.

13. Natação em Grupo

Formar grupos para nadar em sincronia pode ser uma atividade divertida e desafiadora. Isso promove o trabalho em equipe e a coordenação. Habilidade BNCC: EF15EF13.

14. Mergulho em Profundidade

Ensinar os alunos a mergulhar em diferentes profundidades, começando com rasas e aumentando gradualmente. Essa atividade desenvolve a confiança e a habilidade de mergulho. Habilidade BNCC: EF15EF14.

15. Simulação de Resgate

Realizar atividades que simulem situações de resgate na água, onde os alunos devem ajudar um colega. Essa atividade ensina habilidades de segurança e trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15EF15.