15 Ideias de Atividades (BNCC) de música para ensino fundamental

1. Criação de Instrumentos Musicais com Materiais Recicláveis

Os alunos podem criar seus próprios instrumentos musicais utilizando materiais recicláveis, como garrafas PET, latas e papelão. Essa atividade estimula a criatividade e a consciência ambiental. Os estudantes podem apresentar seus instrumentos e explicar como produzem sons, promovendo a interação e o aprendizado colaborativo. Habilidade BNCC: (EF15AR01).

2. Análise de Letras de Músicas

Os alunos podem escolher uma música popular e analisar sua letra, identificando temas, sentimentos e mensagens. Essa atividade ajuda a desenvolver a interpretação de texto e a reflexão crítica. Os estudantes podem discutir em grupos e apresentar suas análises para a turma. Habilidade BNCC: (EF15LP01).

3. Dança e Movimento com Música

Promover uma atividade de dança onde os alunos devem criar coreografias para diferentes estilos musicais. Essa atividade não só estimula a expressão corporal, mas também a coordenação motora e o trabalho em equipe. Os alunos podem se apresentar em grupos, desenvolvendo habilidades de apresentação e autoconfiança. Habilidade BNCC: (EF15EF01).

4. Estudo de Ritmos e Batidas

Os alunos podem explorar diferentes ritmos e batidas utilizando instrumentos de percussão. Essa atividade ajuda a desenvolver o senso rítmico e a musicalidade. Os estudantes podem trabalhar em duplas ou grupos, criando suas próprias composições rítmicas e apresentando-as para a turma. Habilidade BNCC: (EF15AR02).

5. Composição de Canções

Os alunos podem ser desafiados a compor suas próprias canções, utilizando temas que discutiram em sala de aula. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão pessoal. Os estudantes podem trabalhar em grupos e apresentar suas composições, promovendo a troca de ideias e o feedback construtivo. Habilidade BNCC: (EF15AR03).

6. Pesquisa sobre Músicos e Estilos Musicais

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre diferentes músicos e estilos musicais, apresentando suas descobertas para a turma. Essa atividade promove a pesquisa, a apresentação oral e o respeito pela diversidade cultural. Os estudantes podem criar cartazes ou apresentações em slides para compartilhar suas informações. Habilidade BNCC: (EF15LP02).

7. Jogos Musicais

Organizar jogos musicais, como “a dança das cadeiras” ou “stop musical”, onde os alunos devem identificar músicas e artistas. Essa atividade é divertida e ajuda a fixar o conhecimento musical de forma lúdica. Os alunos podem competir em equipes, promovendo o espírito esportivo e a colaboração. Habilidade BNCC: (EF15EF02).

8. Criação de um Podcast Musical

Os alunos podem criar um podcast onde discutem suas músicas favoritas, artistas e estilos. Essa atividade desenvolve habilidades de comunicação e tecnologia. Os estudantes podem trabalhar em grupos, gravando e editando seus episódios, e compartilhando com a turma. Habilidade BNCC: (EF15LP03).

9. Estudo de Música e Emoções

Os alunos podem explorar como diferentes músicas evocam emoções distintas. Essa atividade envolve ouvir várias faixas e discutir as reações emocionais que elas provocam. Os estudantes podem criar um mural de emoções, associando músicas a sentimentos, promovendo a empatia e a compreensão emocional. Habilidade BNCC: (EF15AR04).

10. Apresentação de Música ao Vivo

Organizar um evento onde os alunos possam se apresentar tocando ou cantando. Essa atividade desenvolve a autoconfiança e a habilidade de se apresentar em público. Os estudantes podem se apresentar individualmente ou em grupos, criando um ambiente de apoio e celebração das habilidades musicais. Habilidade BNCC: (EF15AR05).