15 Ideias de Atividades (BNCC) de movimento educação infantil

1. Dança das Cadeiras

A atividade “Dança das Cadeiras” é uma excelente forma de trabalhar o movimento e a musicalidade com as crianças. Para realizar essa atividade, disponha cadeiras em círculo, uma a menos do que o número de participantes. Ao tocar uma música, as crianças devem dançar ao redor das cadeiras e, quando a música parar, cada uma deve encontrar um lugar para sentar. Essa atividade estimula a coordenação motora, o ritmo e a socialização entre os alunos. Habilidade BNCC: (EF15EF01).

2. Circuito de Obstáculos

O circuito de obstáculos é uma atividade que promove o desenvolvimento motor e a superação de desafios. Utilize cones, cordas, pneus e outros materiais para criar um percurso que as crianças devem atravessar. Essa atividade pode incluir saltos, corridas e rastejamento, permitindo que os alunos explorem diferentes formas de movimento. Habilidade BNCC: (EF15EF02).

3. Jogo do Espelho

No “Jogo do Espelho”, as crianças se dividem em duplas, onde uma delas será o “espelho” e a outra o “reflexo”. O espelho deve imitar os movimentos do reflexo, que pode dançar, pular ou fazer gestos. Essa atividade ajuda a desenvolver a percepção corporal e a atenção, além de ser divertida e interativa. Habilidade BNCC: (EF15EF03).

4. Corrida de Saco

A corrida de saco é uma atividade clássica que promove a agilidade e o trabalho em equipe. As crianças devem entrar em sacos grandes e, ao sinal, saltar até a linha de chegada. Essa atividade pode ser realizada em grupos, promovendo a competição saudável e a colaboração entre os alunos. Habilidade BNCC: (EF15EF04).

5. Brincadeira de Pular Corda

Pular corda é uma atividade que desenvolve a coordenação motora e o ritmo. As crianças podem brincar individualmente ou em grupos, criando diferentes formas de pular, como pular sozinhas, em duplas ou em grupo. Essa atividade é ótima para trabalhar a resistência e a socialização. Habilidade BNCC: (EF15EF05).

6. Caça ao Tesouro

A “Caça ao Tesouro” é uma atividade que combina movimento e raciocínio. Esconda objetos pela área de recreação e forneça pistas para que as crianças os encontrem. Essa atividade estimula a curiosidade, o trabalho em equipe e a atividade física, pois as crianças precisam se movimentar para encontrar os tesouros. Habilidade BNCC: (EF15EF06).

7. Yoga para Crianças

A prática de yoga para crianças é uma excelente forma de trabalhar a concentração e a flexibilidade. Utilize posturas simples e divertidas, como a “árvore” ou o “gato”, para que as crianças imitem os movimentos. Essa atividade ajuda a acalmar a mente e a desenvolver a consciência corporal. Habilidade BNCC: (EF15EF07).

8. Jogos de Equilíbrio

Os jogos de equilíbrio, como andar sobre uma linha desenhada no chão ou sobre uma fita, são ótimos para desenvolver a coordenação e a concentração. As crianças podem competir para ver quem consegue ficar em pé por mais tempo ou realizar diferentes movimentos enquanto mantém o equilíbrio. Habilidade BNCC: (EF15EF08).

9. Atividades com Bolas

As atividades com bolas, como passar, chutar ou driblar, são fundamentais para o desenvolvimento motor das crianças. Organize jogos em que as crianças devem trabalhar em equipe para passar a bola e marcar pontos. Essa atividade promove a coordenação, a agilidade e o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: (EF15EF09).

10. Teatro de Sombras

O “Teatro de Sombras” é uma atividade que combina movimento e criatividade. As crianças podem criar figuras com as mãos e projetá-las em uma parede, contando histórias enquanto se movimentam. Essa atividade estimula a imaginação e a expressão corporal, além de ser uma forma divertida de aprender. Habilidade BNCC: (EF15EF10).