15 Ideias de Atividades (BNCC) de meios de transporte para educação infantil

1. Desenho de Meios de Transporte

Nesta atividade, as crianças serão convidadas a desenhar diferentes meios de transporte, como carros, ônibus, bicicletas e aviões. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de promover o reconhecimento visual dos veículos. A habilidade BNCC correspondente é EI03CG03, que aborda a exploração de diferentes linguagens artísticas.

2. Montagem de Quebra-Cabeça de Transporte

Utilizando imagens de diversos meios de transporte, os professores podem criar quebra-cabeças que as crianças devem montar. Essa atividade desenvolve a coordenação motora e o raciocínio lógico. A habilidade BNCC relacionada é EI03EF01, que envolve a resolução de problemas e a construção de estratégias.

3. Jogo de Memória com Meios de Transporte

Os alunos podem participar de um jogo de memória utilizando cartas com imagens de diferentes meios de transporte. Essa atividade ajuda a melhorar a memória visual e a concentração. A habilidade BNCC correspondente é EI03EF02, que foca no desenvolvimento de habilidades cognitivas.

4. Criação de Histórias em Quadrinhos

As crianças podem criar histórias em quadrinhos que envolvam aventuras com meios de transporte. Essa atividade estimula a narrativa e a criatividade, além de trabalhar a sequência lógica. A habilidade BNCC relacionada é EI03LP01, que aborda a produção de textos orais e escritos.

5. Música e Dança dos Transportes

Os alunos podem aprender músicas que falem sobre meios de transporte e criar coreografias para acompanhar. Essa atividade promove a expressão corporal e a musicalidade. A habilidade BNCC correspondente é EI03C01, que envolve a apreciação e a criação musical.

6. Experimento com Veículos de Brinquedo

Utilizando veículos de brinquedo, as crianças podem explorar conceitos de movimento e velocidade, realizando corridas e experimentos. Essa atividade incentiva a curiosidade e a investigação. A habilidade BNCC relacionada é EI03CT03, que aborda a exploração de fenômenos naturais e sociais.

7. Construção de Maquetes de Transporte

As crianças podem criar maquetes de cidades com diferentes meios de transporte, utilizando materiais recicláveis. Essa atividade estimula o trabalho em grupo e a criatividade. A habilidade BNCC correspondente é EI03EF03, que envolve a colaboração e o respeito às ideias dos colegas.

8. Contação de Histórias sobre Viagens

Os professores podem contar histórias sobre viagens utilizando diferentes meios de transporte, incentivando a imaginação das crianças. Essa atividade promove a escuta e a interpretação. A habilidade BNCC relacionada é EI03LP02, que foca na compreensão de textos orais.

9. Atividade de Classificação de Transportes

As crianças podem classificar diferentes meios de transporte em categorias, como terrestre, aquático e aéreo. Essa atividade desenvolve o pensamento crítico e a organização. A habilidade BNCC correspondente é EI03EF04, que envolve a classificação e a comparação de objetos.

10. Passeio Virtual por Meios de Transporte

Utilizando recursos tecnológicos, como vídeos e aplicativos, os alunos podem fazer um passeio virtual por diferentes meios de transporte. Essa atividade estimula o uso consciente da tecnologia e a curiosidade. A habilidade BNCC relacionada é EI03CT04, que aborda o uso de tecnologias digitais.