15 Ideias de Atividades (BNCC) de matemática usando jogos

1. Jogo da Memória Matemática

O Jogo da Memória Matemática é uma atividade que estimula a memória e o raciocínio lógico dos alunos. Os professores podem criar cartas com operações matemáticas e suas respectivas respostas. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, desenvolvendo habilidades de adição, subtração, multiplicação e divisão. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF03MA01, que envolve a resolução de problemas com operações básicas.

2. Bingo Matemático

No Bingo Matemático, os alunos recebem cartelas com resultados de operações matemáticas. O professor sorteia as operações, e os alunos marcam os resultados em suas cartelas. Essa atividade promove a prática de cálculos e a identificação de padrões, atendendo à habilidade BNCC EF04MA02, que trata da resolução de problemas envolvendo números e operações.

3. Caça ao Tesouro Matemático

A Caça ao Tesouro Matemático é uma atividade que envolve a resolução de enigmas matemáticos para encontrar pistas. Os alunos devem resolver problemas que levam a diferentes locais da escola, onde encontrarão novas pistas. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a aplicação de conceitos matemáticos, alinhando-se à habilidade BNCC EF05MA03, que envolve a resolução de problemas em contextos variados.

4. Jogo de Tabuleiro Matemático

Os alunos podem criar um jogo de tabuleiro onde cada casa representa uma operação matemática. Ao cair em uma casa, o aluno deve resolver a operação para avançar. Essa atividade incentiva a prática de cálculos e a compreensão de conceitos matemáticos, atendendo à habilidade BNCC EF02MA04, que envolve a utilização de operações em situações do cotidiano.

5. Dominó Matemático

O Dominó Matemático é uma variação do jogo tradicional, onde as peças contêm operações matemáticas em uma extremidade e resultados na outra. Os alunos devem combinar as peças corretamente, promovendo a prática de operações e a lógica. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF01MA05, que envolve a identificação e a utilização de operações em situações práticas.

6. Jogo de Dados Matemático

Os alunos podem usar dados para criar operações matemáticas. Ao lançar os dados, eles devem realizar a operação correspondente e anotar os resultados. Essa atividade estimula a aleatoriedade e a prática de cálculos, alinhando-se à habilidade BNCC EF03MA06, que envolve a resolução de problemas com números e operações.

7. Quiz Matemático

Um Quiz Matemático pode ser realizado em grupos, onde os alunos respondem perguntas sobre operações matemáticas. O professor pode usar plataformas digitais para tornar a atividade mais interativa. Essa atividade promove a revisão de conteúdos e a competição saudável, atendendo à habilidade BNCC EF04MA07, que envolve a resolução de problemas em diferentes contextos.

8. Jogo de Cartas Matemático

Os alunos podem jogar um jogo de cartas onde cada carta representa um número ou uma operação. O objetivo é formar combinações que resultem em um número específico. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a prática de operações, alinhando-se à habilidade BNCC EF05MA08, que envolve a utilização de operações em situações do cotidiano.

9. Atividade de Classificação de Números

Os alunos podem participar de uma atividade onde classificam números em diferentes categorias, como pares, ímpares, primos, etc. Essa atividade pode ser transformada em um jogo, onde os alunos competem para ver quem classifica mais números corretamente. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF02MA09, que envolve a classificação e a organização de números.

10. Jogo de Adivinhação Matemática

No Jogo de Adivinhação Matemática, os alunos devem adivinhar um número a partir de pistas dadas pelo professor, que envolvem operações matemáticas. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a aplicação de conceitos matemáticos, atendendo à habilidade BNCC EF03MA10, que envolve a resolução de problemas em contextos variados.