15 Ideias de Atividades (BNCC) de matemática para pré-escola

1. Contagem com Objetos do Dia a Dia

Uma atividade simples e eficaz é utilizar objetos do cotidiano, como frutas, brinquedos ou materiais escolares, para ensinar contagem. Os alunos podem contar os itens em grupos, promovendo a habilidade de contagem e a noção de quantidade. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF01MA01, que aborda a contagem de até 20 objetos.

2. Jogo da Memória com Números

Crie um jogo da memória utilizando cartões com números e quantidades correspondentes. Os alunos devem encontrar os pares, desenvolvendo a memória e a associação entre números e quantidades. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF01MA02, que envolve a leitura e a escrita de números.

3. Sequência Numérica com Fitas Coloridas

Utilize fitas coloridas para criar uma linha do tempo no chão, onde as crianças podem colocar números em ordem. Essa atividade ajuda a desenvolver a noção de sequência e ordem, alinhando-se à habilidade BNCC EF01MA03, que trata da sequência numérica.

4. Jogos de Tabuleiro com Dados

Jogos de tabuleiro que utilizam dados são ótimos para ensinar adição e subtração de forma lúdica. As crianças podem jogar em grupos, promovendo a interação e a aprendizagem colaborativa. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF01MA04, que envolve operações básicas.

5. Atividades de Medição com Copos

Propor atividades de medição utilizando copos e água pode ser uma maneira divertida de ensinar conceitos de volume e capacidade. As crianças podem comparar quantidades e aprender sobre medições, alinhando-se à habilidade BNCC EF01MA05, que aborda a comparação de volumes.

6. Criação de Gráficos com Frutas

As crianças podem coletar diferentes tipos de frutas e criar gráficos simples para representar a quantidade de cada uma. Essa atividade desenvolve habilidades de coleta e organização de dados, em conformidade com a habilidade BNCC EF01MA06, que trata da representação de dados.

7. Bingo de Números

O bingo é uma atividade divertida que pode ser adaptada para trabalhar com números. Os alunos devem marcar os números sorteados em suas cartelas, promovendo a identificação e a leitura dos números. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF01MA02.

8. Contagem de Passos

Levar as crianças para uma caminhada e pedir que contem os passos até um determinado ponto é uma forma prática de ensinar contagem e noção de distância. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF01MA01, que aborda a contagem em situações do cotidiano.

9. Atividades com Formas Geométricas

Utilizar blocos de montar ou recortes de papel para que as crianças criem figuras geométricas é uma excelente maneira de ensinar sobre formas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF01MA07, que trata do reconhecimento de formas geométricas.

10. Contagem de Dinheiro de Brinquedo

Propor atividades com dinheiro de brinquedo ajuda as crianças a entenderem o valor das moedas e notas. Elas podem simular compras e trocas, desenvolvendo habilidades matemáticas e sociais. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF01MA08, que aborda a noção de valor monetário.