15 Ideias de Atividades (BNCC) de matemática para ensino médio

1. Resolução de Problemas com Números Reais

Uma atividade que envolve a resolução de problemas práticos utilizando números reais pode ser extremamente enriquecedora para os alunos do ensino médio. Os estudantes podem trabalhar em grupos para resolver situações do cotidiano que envolvem cálculos com porcentagens, juros simples e compostos, e medidas. Essa atividade está alinhada à habilidade EM13MAT101 da BNCC, que propõe a resolução de problemas que envolvem operações com números reais.

2. Criação de Gráficos Estatísticos

Os alunos podem coletar dados sobre um tema de interesse, como hábitos de consumo ou esportes, e criar gráficos estatísticos para representar essas informações. Essa atividade estimula a análise crítica e a interpretação de dados, além de estar alinhada à habilidade EM13MAT202, que envolve a construção e interpretação de gráficos e tabelas.

3. Jogos Matemáticos

Desenvolver jogos que envolvam conceitos matemáticos, como bingo de operações ou caça-números, pode tornar o aprendizado mais dinâmico e divertido. Essa abordagem lúdica ajuda a fixar o conteúdo e está relacionada à habilidade EM13MAT203, que incentiva a prática de jogos e desafios matemáticos.

4. Projetos de Geometria no Cotidiano

Os alunos podem realizar um projeto que envolva a identificação de formas geométricas em seu entorno, como na arquitetura de prédios ou em obras de arte. Essa atividade promove a observação e a aplicação prática da geometria, alinhando-se à habilidade EM13MAT304, que trata da identificação e análise de formas geométricas.

5. Análise de Funções em Grupos

Dividir os alunos em grupos para analisar diferentes tipos de funções (linear, quadrática, exponencial) e suas aplicações em situações reais pode ser muito produtivo. Os alunos podem apresentar suas descobertas para a turma, promovendo a troca de conhecimentos. Essa atividade está ligada à habilidade EM13MAT305, que envolve a análise e interpretação de funções matemáticas.

6. Simulações de Mercado Financeiro

Os estudantes podem participar de uma simulação de mercado financeiro, onde devem tomar decisões de investimento baseadas em dados reais. Essa atividade não só ensina conceitos matemáticos, mas também desenvolve habilidades de tomada de decisão e planejamento financeiro, alinhando-se à habilidade EM13MAT306.

7. Estudo de Casos com Probabilidade

Realizar um estudo de casos que envolva a probabilidade de eventos cotidianos, como jogos de azar ou previsões meteorológicas, pode ajudar os alunos a entender melhor esse conceito. A atividade está relacionada à habilidade EM13MAT307, que aborda a análise de situações que envolvem probabilidade.

8. Criação de Modelos Matemáticos

Os alunos podem desenvolver modelos matemáticos para representar fenômenos naturais ou sociais, como o crescimento populacional ou a propagação de doenças. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a aplicação de conceitos matemáticos, alinhando-se à habilidade EM13MAT308.

9. Debates sobre Ética e Matemática

Promover debates sobre a ética na utilização de dados estatísticos e matemáticos, como em pesquisas e estudos, pode ser uma atividade enriquecedora. Os alunos podem discutir a importância da integridade na matemática e sua aplicação em diversas áreas, alinhando-se à habilidade EM13MAT309.

10. Análise de Dados de Pesquisas

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre um tema de interesse e, em seguida, analisar os dados coletados utilizando ferramentas estatísticas. Essa atividade promove a prática de análise de dados e interpretação de resultados, alinhando-se à habilidade EM13MAT310.