15 Ideias de Atividades (BNCC) de matemática para ensino infantil

1. Jogo da Memória Matemática

O Jogo da Memória Matemática é uma atividade lúdica que estimula a memória e o raciocínio lógico das crianças. Os alunos devem encontrar pares de cartas que contenham operações matemáticas simples, como adição e subtração. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF01MA01, que envolve a resolução de problemas matemáticos.

2. Contagem com Objetos do Dia a Dia

Utilizar objetos do cotidiano, como botões, tampinhas ou frutas, para ensinar contagem é uma ótima maneira de tornar a matemática mais concreta. Os alunos podem agrupar os objetos e contar quantos há em cada grupo, desenvolvendo a habilidade EF01MA02 da BNCC, que trata da contagem e do reconhecimento de números.

3. Criação de Gráficos com Dados Coletados

Os alunos podem coletar dados sobre suas frutas favoritas e, em seguida, criar gráficos de barras para representar essas informações. Essa atividade promove a interpretação de dados e está alinhada à habilidade EF01MA03 da BNCC, que envolve a organização e a representação de dados.

4. Jogo de Dados com Operações Matemáticas

Usar dados para criar operações matemáticas é uma forma divertida de praticar adição e subtração. Os alunos lançam os dados e realizam operações com os números obtidos. Essa atividade está relacionada à habilidade EF01MA04 da BNCC, que aborda o uso de estratégias para resolver problemas.

5. Atividades com Formas Geométricas

Propor que os alunos desenhem ou recortem formas geométricas com papel colorido ajuda a desenvolver o reconhecimento e a classificação dessas formas. Essa atividade está alinhada à habilidade EF01MA05 da BNCC, que envolve a identificação e a descrição de formas geométricas.

6. Caça ao Tesouro Matemático

Organizar uma caça ao tesouro onde as pistas envolvem operações matemáticas é uma maneira empolgante de aprender. As crianças devem resolver as operações para encontrar a próxima pista, desenvolvendo a habilidade EF01MA06 da BNCC, que trata da resolução de problemas em contextos diversos.

7. Jogos de Tabuleiro com Temática Matemática

Utilizar jogos de tabuleiro que envolvam matemática, como o Banco Imobiliário, pode ser uma excelente forma de ensinar conceitos de adição, subtração e até mesmo noções de dinheiro. Essa atividade está alinhada à habilidade EF01MA07 da BNCC, que envolve a aplicação de operações em situações do cotidiano.

8. Montagem de Quebra-Cabeças Numéricos

Os quebra-cabeças numéricos ajudam as crianças a reconhecerem números e a desenvolverem habilidades de raciocínio lógico. Os alunos podem montar quebra-cabeças que envolvam sequências numéricas, alinhando-se à habilidade EF01MA08 da BNCC, que trata da sequência e da comparação de números.

9. Criação de Histórias com Problemas Matemáticos

Os alunos podem criar histórias que envolvam problemas matemáticos, como calcular quantas frutas cada personagem tem. Essa atividade estimula a criatividade e está alinhada à habilidade EF01MA09 da BNCC, que envolve a contextualização de problemas matemáticos.

10. Experimentos com Medidas

Realizar experiências que envolvam medidas, como medir a altura de colegas ou a quantidade de água em recipientes, é uma forma prática de ensinar conceitos de medição. Essa atividade está alinhada à habilidade EF01MA10 da BNCC, que trata da comparação e da estimativa de medidas.