15 Ideias de Atividades (BNCC) de matemática para educação infantil formas geométricas

1. Caça ao Tesouro Geométrico

Nesta atividade, os alunos devem procurar formas geométricas escondidas pela sala de aula ou no pátio da escola. Os professores podem criar pistas que levem os alunos a diferentes locais onde as formas estão escondidas. Essa atividade estimula a observação e o reconhecimento das formas geométricas no ambiente. Habilidade BNCC: (EF01MA01) Identificar e nomear formas geométricas em diferentes contextos.

2. Montagem de Formas com Materiais Recicláveis

Os alunos podem utilizar materiais recicláveis, como papelão, garrafas plásticas e tampinhas, para criar formas geométricas. Essa atividade promove a criatividade e a consciência ambiental, além de reforçar o aprendizado sobre as características das formas. Habilidade BNCC: (EF01MA02) Construir formas geométricas utilizando diferentes materiais.

3. Jogo da Memória de Formas Geométricas

Crie um jogo da memória com cartões que contenham diferentes formas geométricas. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, o que ajuda a reforçar a memorização e o reconhecimento das formas. Habilidade BNCC: (EF01MA03) Reconhecer e nomear formas geométricas em jogos e brincadeiras.

4. Desenho das Formas Geométricas

Peça aos alunos que desenhem diferentes formas geométricas em uma folha de papel. Eles podem usar régua e compasso para criar formas mais precisas. Essa atividade ajuda a desenvolver a coordenação motora e a compreensão das propriedades das formas. Habilidade BNCC: (EF01MA04) Desenhar e representar formas geométricas em diferentes dimensões.

5. Formas Geométricas na Natureza

Leve os alunos para uma caminhada ao ar livre e peça que identifiquem formas geométricas na natureza, como folhas, flores e pedras. Essa atividade conecta o aprendizado com o ambiente natural e estimula a curiosidade. Habilidade BNCC: (EF01MA05) Identificar formas geométricas em elementos da natureza.

6. Criação de um Mural de Formas

Os alunos podem criar um mural coletivo com recortes de revistas, desenhos e colagens de formas geométricas. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a expressão artística, além de reforçar o aprendizado sobre as formas. Habilidade BNCC: (EF01MA06) Criar e organizar um mural com diferentes formas geométricas.

7. Formas em Movimento

Organize uma atividade onde os alunos devem representar formas geométricas com seus corpos. Por exemplo, eles podem formar um triângulo, um quadrado ou um círculo. Essa atividade é divertida e ajuda a fixar o conceito de formas de maneira lúdica. Habilidade BNCC: (EF01MA07) Representar formas geométricas por meio de movimentos corporais.

8. Jogo de Construção com Blocos

Utilize blocos de montar para que os alunos construam diferentes formas geométricas. Essa atividade estimula a criatividade e o raciocínio lógico, além de permitir que os alunos experimentem a construção de formas em três dimensões. Habilidade BNCC: (EF01MA08) Construir formas geométricas utilizando blocos de montar.

9. Formas Geométricas em Histórias

Os alunos podem criar uma história em quadrinhos onde os personagens são formas geométricas. Essa atividade estimula a criatividade e a narrativa, além de reforçar o reconhecimento das formas de maneira divertida. Habilidade BNCC: (EF01MA09) Criar histórias utilizando formas geométricas como personagens.

10. Bingo das Formas Geométricas

Crie um bingo com diferentes formas geométricas. Os alunos devem marcar as formas que forem chamadas, promovendo a atenção e o reconhecimento das formas de maneira lúdica. Habilidade BNCC: (EF01MA10) Participar de jogos que envolvam identificação de formas geométricas.