15 Ideias de Atividades (BNCC) de Matemática para a Educação Infantil

1. Jogo de Contagem com Objetos do Dia a Dia

Uma atividade lúdica que envolve a contagem de objetos presentes na sala de aula, como lápis, livros e brinquedos. Os alunos podem agrupar os objetos por categorias e contar quantos existem em cada grupo. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF01MA01, que aborda a contagem e a comparação de quantidades.

2. Criação de Gráficos com Frutas

Os alunos podem coletar diferentes tipos de frutas e, em seguida, criar gráficos de barras para representar a quantidade de cada fruta. Essa atividade promove a visualização de dados e a interpretação de gráficos, alinhando-se à habilidade BNCC EF01MA12.

3. Jogo de Memória com Números

Desenvolver um jogo de memória utilizando cartões com números e quantidades. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, estimulando a memória e a associação entre números e suas representações. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF01MA02.

4. Atividades de Medição com Materiais Diversos

Utilizar fita métrica, régua e outros instrumentos para medir objetos da sala de aula. Os alunos podem comparar as medidas e discutir sobre as diferenças. Essa atividade se conecta à habilidade BNCC EF01MA09, que trata da noção de medida.

5. Jogos de Tabuleiro com Operações Matemáticas

Criar um tabuleiro onde os alunos precisam resolver operações matemáticas simples para avançar. Essa atividade promove o raciocínio lógico e a prática de adição e subtração, alinhando-se à habilidade BNCC EF01MA04.

6. Contação de Histórias com Números

Contar histórias que envolvam números e quantidades, incentivando os alunos a participar ativamente. Após a contação, os alunos podem desenhar ou representar a história, promovendo a criatividade e a compreensão numérica. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF01MA03.

7. Caça ao Tesouro com Números

Organizar uma caça ao tesouro onde os alunos precisam seguir pistas numéricas para encontrar o tesouro escondido. Essa atividade estimula a resolução de problemas e a aplicação de conceitos matemáticos, conectando-se à habilidade BNCC EF01MA05.

8. Montagem de Quebra-Cabeças Numéricos

Os alunos podem montar quebra-cabeças que envolvem números e operações matemáticas. Essa atividade ajuda a desenvolver o raciocínio lógico e a familiaridade com os números, alinhando-se à habilidade BNCC EF01MA06.

9. Criação de Sequências Numéricas

Os alunos podem criar sequências numéricas utilizando materiais como blocos ou cartões. Essa atividade promove a compreensão de padrões e sequências, alinhando-se à habilidade BNCC EF01MA08.

10. Jogos de Classificação de Formas Geométricas

Utilizar formas geométricas para que os alunos possam classificá-las de acordo com suas características. Essa atividade estimula o reconhecimento e a classificação de formas, conectando-se à habilidade BNCC EF01MA07.