15 Ideias de Atividades (BNCC) de matemática para 3º ano fundamental

1. Jogo da Memória com Números

Uma atividade divertida que envolve a criação de um jogo da memória utilizando cartões com números e suas representações em formas geométricas. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, desenvolvendo habilidades de reconhecimento numérico e associação. Habilidade BNCC: EF03MA01.

2. Caça ao Tesouro Matemático

Os alunos recebem pistas que envolvem problemas matemáticos a serem resolvidos para encontrar o “tesouro” escondido na escola. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a aplicação prática da matemática. Habilidade BNCC: EF03MA02.

3. Criação de Gráficos com Dados Reais

Os estudantes coletam dados sobre a altura ou idade dos colegas e, em seguida, criam gráficos de barras ou colunas. Essa atividade promove a interpretação de dados e a visualização de informações. Habilidade BNCC: EF03MA03.

4. Jogos de Tabuleiro Matemáticos

Desenvolver um jogo de tabuleiro onde os alunos avançam casas ao resolver problemas matemáticos. Essa atividade promove a competição saudável e o aprendizado colaborativo. Habilidade BNCC: EF03MA04.

5. Atividades de Medição com Materiais do Dia a Dia

Os alunos utilizam objetos da sala de aula para medir comprimento, largura e altura, registrando os resultados. Essa prática ajuda a entender conceitos de medida e unidades. Habilidade BNCC: EF03MA05.

6. Montagem de Quebra-Cabeças Numéricos

Os alunos montam quebra-cabeças que envolvem operações matemáticas, como adição e subtração. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a resolução de problemas. Habilidade BNCC: EF03MA06.

7. Criação de Histórias em Quadrinhos Matemáticas

Os estudantes criam histórias em quadrinhos que envolvem situações matemáticas, como compras e troco. Essa atividade estimula a criatividade e a aplicação da matemática em contextos reais. Habilidade BNCC: EF03MA07.

8. Experimentos com Frações Usando Alimentos

Utilizando alimentos como frutas, os alunos aprendem sobre frações ao dividir os itens em partes iguais. Essa atividade torna o aprendizado mais saboroso e prático. Habilidade BNCC: EF03MA08.

9. Desafios de Cálculo Mental

Promover competições de cálculo mental, onde os alunos devem resolver operações rapidamente. Essa atividade desenvolve a agilidade e a confiança em matemática. Habilidade BNCC: EF03MA09.

10. Criação de um Banco de Dados de Preços

Os alunos coletam preços de produtos em supermercados e organizam as informações em uma tabela. Essa atividade ensina sobre comparação de preços e economia. Habilidade BNCC: EF03MA10.

11. Atividades de Simulação de Compras

Os alunos recebem uma quantia fictícia e devem realizar compras em uma “loja” montada na sala de aula, praticando adição e subtração. Habilidade BNCC: EF03MA11.

12. Criação de Sequências Numéricas

Os alunos criam sequências numéricas e identificam padrões, desenvolvendo o raciocínio lógico e a capacidade de previsão. Habilidade BNCC: EF03MA12.

13. Jogo de Dados para Operações Matemáticas

Os alunos jogam dados e realizam operações matemáticas com os números obtidos, promovendo a prática de adição, subtração, multiplicação e divisão. Habilidade BNCC: EF03MA13.

14. Atividades de Classificação e Agrupamento

Os alunos classificam objetos por diferentes critérios, como tamanho ou cor, e discutem as categorias. Essa atividade desenvolve habilidades de organização e análise. Habilidade BNCC: EF03MA14.

15. Criação de um Calendário Matemático

Os alunos criam um calendário onde cada dia apresenta um desafio matemático diferente, incentivando a prática diária. Habilidade BNCC: EF03MA15.