15 Ideias de Atividades (BNCC) de matemática para 2º ano

1. Jogo de Contagem com Objetos

Uma atividade prática que envolve a contagem de objetos do cotidiano, como botões ou frutas. Os alunos devem agrupar os objetos em quantidades específicas, promovendo a habilidade de contagem e a noção de quantidade. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF02MA01, que aborda a contagem e a comparação de quantidades.

2. Criação de Gráficos com Dados Reais

Os alunos coletam dados sobre a altura de seus colegas e, em seguida, criam gráficos de barras para representar essas informações. Essa atividade desenvolve a habilidade de organizar e interpretar dados, conforme a habilidade BNCC EF02MA12, que trata da representação de dados em gráficos.

3. Jogo de Tabuada com Cartões

Utilizando cartões com operações matemáticas, os alunos jogam um jogo de memória para praticar a tabuada. Essa atividade é excelente para reforçar a multiplicação e está alinhada à habilidade BNCC EF02MA06, que envolve o reconhecimento e a utilização de operações matemáticas.

4. Atividades de Medição com Régua

Os alunos medem objetos da sala de aula utilizando réguas e registram suas medidas em um caderno. Essa atividade promove a compreensão de medidas e unidades, conforme a habilidade BNCC EF02MA10, que aborda a medição de comprimentos.

5. Resolução de Problemas com Histórias em Quadrinhos

Os alunos criam histórias em quadrinhos que envolvem problemas matemáticos, incentivando a leitura e a resolução de problemas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF02MA08, que trata da resolução de problemas em contextos diversos.

6. Jogo de Dados para Adição e Subtração

Os alunos jogam dados e realizam operações de adição e subtração com os números obtidos. Essa atividade ajuda a desenvolver o raciocínio lógico e a fluência nas operações básicas, conforme a habilidade BNCC EF02MA05, que envolve a adição e subtração de números naturais.

7. Criação de Sequências Numéricas

Os alunos devem criar sequências numéricas a partir de um número inicial, utilizando adição ou subtração. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a compreensão de padrões, alinhada à habilidade BNCC EF02MA04, que aborda sequências e padrões numéricos.

8. Jogo de Bingo Matemático

Os alunos jogam bingo utilizando operações matemáticas em vez de números. Essa atividade promove a prática de cálculos e a identificação de resultados, conforme a habilidade BNCC EF02MA05, que envolve operações de adição e subtração.

9. Atividades com Formas Geométricas

Os alunos exploram formas geométricas através de recortes e colagens, identificando e nomeando as figuras. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF02MA09, que trata do reconhecimento e da classificação de formas geométricas.

10. Criação de Problemas Matemáticos

Os alunos criam seus próprios problemas matemáticos e trocam com os colegas para resolução. Essa atividade estimula a criatividade e a aplicação do conhecimento matemático, conforme a habilidade BNCC EF02MA08, que envolve a formulação e a resolução de problemas.