15 Ideias de Atividades (BNCC) de matemática ensino fundamental 4º ano

1. Jogo da Memória Matemática

Uma atividade lúdica que envolve a criação de cartas com operações matemáticas e suas respectivas respostas. Os alunos devem encontrar os pares corretos, estimulando a memorização e o raciocínio lógico. Habilidade BNCC: EF04MA01.

2. Caça ao Tesouro Matemático

Os alunos recebem pistas que envolvem problemas matemáticos a serem resolvidos para encontrar o “tesouro”. Essa atividade promove a resolução de problemas e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF04MA02.

3. Criação de Gráficos

Os alunos coletam dados sobre um tema de interesse e, em seguida, criam gráficos para representar essas informações. Essa atividade desenvolve a interpretação de dados e a comunicação visual. Habilidade BNCC: EF04MA03.

4. Jogos de Tabuleiro Matemáticos

Utilizar jogos de tabuleiro que envolvam cálculos e estratégias matemáticas. Os alunos jogam em grupos, praticando operações e desenvolvendo habilidades de raciocínio lógico. Habilidade BNCC: EF04MA04.

5. Desafio das Medidas

Os alunos devem medir objetos da sala de aula e registrar suas medidas em uma tabela. Em seguida, eles podem comparar os dados e discutir as diferenças. Habilidade BNCC: EF04MA05.

6. Atividade de Frações com Alimentos

Utilizar alimentos, como pizzas ou bolos, para ensinar frações. Os alunos podem cortar os alimentos e discutir as partes que representam as frações. Habilidade BNCC: EF04MA06.

7. Contagem de Dinheiro

Simular uma loja na sala de aula onde os alunos podem “comprar” e “vender” produtos, utilizando dinheiro fictício. Essa atividade ensina a contagem e o manuseio de dinheiro. Habilidade BNCC: EF04MA07.

8. Problemas de Lógica

Apresentar aos alunos problemas de lógica que envolvem raciocínio matemático. Eles devem trabalhar em grupos para encontrar soluções, desenvolvendo habilidades de argumentação. Habilidade BNCC: EF04MA08.

9. Criação de Sequências Numéricas

Os alunos devem criar suas próprias sequências numéricas e desafiá-los a descobrir a regra por trás delas. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a identificação de padrões. Habilidade BNCC: EF04MA09.

10. Teatro Matemático

Os alunos criam pequenas peças de teatro que envolvem conceitos matemáticos, como adição e subtração. Essa atividade promove a criatividade e a aplicação prática da matemática. Habilidade BNCC: EF04MA10.

11. Estudo de Geometria com Materiais Recicláveis

Utilizar materiais recicláveis para criar formas geométricas. Os alunos devem identificar e classificar as formas, promovendo a aprendizagem ativa. Habilidade BNCC: EF04MA11.

12. Jogo da Batalha Naval Matemática

Adaptar o jogo da batalha naval para incluir coordenadas e operações matemáticas. Os alunos devem resolver operações para atacar as posições do adversário. Habilidade BNCC: EF04MA12.

13. Experimentos com Probabilidade

Realizar experimentos simples, como lançar dados ou moedas, e registrar os resultados para discutir conceitos de probabilidade. Habilidade BNCC: EF04MA13.

14. Atividade de Tempo e Calendário

Os alunos devem criar um calendário e registrar eventos importantes, aprendendo a medir o tempo e a organizar informações. Habilidade BNCC: EF04MA14.

15. Desenho de Gráficos de Funções

Introduzir os alunos ao conceito de funções através do desenho de gráficos em papel milimetrado, ajudando-os a visualizar a relação entre variáveis. Habilidade BNCC: EF04MA15.