15 Ideias de Atividades (BNCC) de matemática com material dourado

1. Contagem com Material Dourado

Utilize o material dourado para ensinar a contagem até 100. Os alunos podem manipular as unidades e as dezenas, formando grupos de 10. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF02MA01, que aborda a contagem e a representação numérica.

2. Adição e Subtração com Material Dourado

Proponha exercícios de adição e subtração utilizando o material dourado. Os alunos devem representar as operações com as peças, facilitando a visualização do processo. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF02MA03, que trata das operações de adição e subtração.

3. Formação de Números com Material Dourado

Desafie os alunos a formar diferentes números utilizando o material dourado. Eles podem criar números de dois ou mais dígitos, explorando a composição e decomposição numérica. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF02MA02.

4. Comparação de Números

Utilize o material dourado para comparar números. Os alunos podem organizar as peças em ordem crescente e decrescente, discutindo as diferenças entre os valores. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF02MA04, que aborda a comparação de números.

5. Jogo de Bingo com Material Dourado

Crie um jogo de bingo onde os alunos devem completar suas cartelas utilizando o material dourado. As chamadas podem ser feitas com operações matemáticas, reforçando a prática de adição e subtração. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF02MA05.

6. Criação de Gráficos

Os alunos podem usar o material dourado para criar gráficos que representem dados coletados em sala de aula. Essa atividade promove a interpretação de dados e está alinhada à habilidade BNCC EF02MA06.

7. Resolução de Problemas

Proponha problemas matemáticos que os alunos devem resolver utilizando o material dourado. Essa abordagem prática ajuda a desenvolver o raciocínio lógico e está relacionada à habilidade BNCC EF02MA07.

8. Sequências Numéricas

Utilize o material dourado para trabalhar sequências numéricas. Os alunos podem criar sequências de adição ou subtração, explorando padrões. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF02MA08.

9. Jogos de Tabuleiro

Crie um jogo de tabuleiro onde os alunos avancem casas utilizando o material dourado para realizar operações matemáticas. Essa atividade promove a interação e está alinhada à habilidade BNCC EF02MA09.

10. Construção de Figuras Geométricas

Utilize o material dourado para construir figuras geométricas. Os alunos podem explorar as formas e suas propriedades, desenvolvendo a percepção espacial. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF02MA10.