15 Ideias de Atividades (BNCC) de matemática adição e subtração

1. Jogo da Adição e Subtração

Crie um jogo de tabuleiro onde os alunos avancem casas ao resolver problemas de adição e subtração. Cada casa pode conter uma operação matemática que eles devem resolver para continuar. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a prática das operações, alinhando-se à habilidade BNCC EF02MA06, que envolve a resolução de problemas com adição e subtração.

2. Caça ao Tesouro Matemático

Organize uma caça ao tesouro em que os alunos precisem resolver equações de adição e subtração para encontrar pistas. Cada pista leva a um novo local, onde uma nova operação deve ser resolvida. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a aplicação prática das operações, atendendo à habilidade BNCC EF02MA07, que trata da resolução de problemas em contextos diversos.

3. Bingo da Adição e Subtração

Prepare cartelas de bingo com resultados de operações de adição e subtração. O professor chama as operações, e os alunos devem resolver para marcar os resultados. Essa atividade é divertida e ajuda a fixar o conteúdo, alinhando-se à habilidade BNCC EF02MA05, que envolve a leitura e interpretação de situações que envolvem adição e subtração.

4. Histórias Matemáticas

Peça aos alunos que criem histórias que envolvam situações de adição e subtração. Após a criação, eles devem apresentar suas histórias para a turma, explicando as operações utilizadas. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão do contexto das operações, alinhando-se à habilidade BNCC EF02MA06.

5. Cartões de Operações

Crie cartões com operações de adição e subtração e distribua entre os alunos. Eles devem encontrar seus pares, ou seja, um cartão com a operação e outro com o resultado. Essa atividade promove a interação e a prática das operações, atendendo à habilidade BNCC EF02MA05.

6. Desenho e Cálculo

Os alunos devem desenhar uma cena que represente uma situação de adição ou subtração e, em seguida, escrever as operações que correspondem ao que desenharam. Essa atividade une arte e matemática, alinhando-se à habilidade BNCC EF02MA06.

7. Jogo do Mercado

Simule um mercado onde os alunos devem comprar e vender produtos utilizando operações de adição e subtração. Eles devem calcular o total das compras e o troco a receber. Essa atividade ensina a aplicação prática das operações em situações do cotidiano, atendendo à habilidade BNCC EF02MA07.

8. Problemas do Dia a Dia

Apresente problemas do cotidiano que envolvam adição e subtração, como calcular a quantidade de frutas em uma cesta ou o total de livros em uma estante. Os alunos devem resolver os problemas em grupos, promovendo a colaboração e a aplicação prática das operações, alinhando-se à habilidade BNCC EF02MA06.

9. Música das Operações

Crie uma música ou rima que inclua operações de adição e subtração. Os alunos podem cantar e, ao mesmo tempo, resolver as operações mencionadas na letra. Essa atividade torna o aprendizado lúdico e divertido, alinhando-se à habilidade BNCC EF02MA05.

10. Jogo da Memória Matemática

Desenvolva um jogo da memória com pares de cartões: um com a operação e outro com o resultado. Os alunos devem encontrar os pares corretos, estimulando a memória e a prática das operações, atendendo à habilidade BNCC EF02MA05.

11. Atividade com Material Dourado

Utilize material dourado para representar visualmente as operações de adição e subtração. Os alunos podem manipular as peças para resolver problemas, facilitando a compreensão das operações, alinhando-se à habilidade BNCC EF02MA06.

12. Desafio do Relógio

Proponha um desafio onde os alunos devem resolver operações de adição e subtração relacionadas ao tempo, como calcular a duração de um filme ou o tempo até um evento. Essa atividade conecta matemática e cotidiano, atendendo à habilidade BNCC EF02MA07.

13. Quebra-Cabeça Matemático

Crie quebra-cabeças onde cada peça contém uma operação de adição ou subtração. Os alunos devem resolver as operações para montar o quebra-cabeça corretamente. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a prática das operações, alinhando-se à habilidade BNCC EF02MA05.

14. Estudo de Casos

Apresente casos reais onde a adição e subtração são necessárias, como calcular despesas de uma festa. Os alunos devem discutir e resolver os problemas apresentados, promovendo a aplicação prática das operações, alinhando-se à habilidade BNCC EF02MA06.

15. Criação de Gráficos

Peça aos alunos que coletem dados sobre um tema de interesse e, em seguida, utilizem adição e subtração para criar gráficos que representem esses dados. Essa atividade desenvolve habilidades de interpretação e representação de informações, alinhando-se à habilidade BNCC EF02MA07.