15 Ideias de Atividades (BNCC) de matemática 2º ano do ensino fundamental

1. Jogo da Memória com Números

Uma atividade divertida que envolve a criação de um jogo da memória utilizando cartões com números e quantidades. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, desenvolvendo a habilidade de reconhecimento numérico e a memória. Habilidade BNCC: EF02MA01.

2. Contagem de Objetos

Os alunos podem coletar diferentes objetos da sala de aula ou do pátio e contar quantos itens existem de cada tipo. Essa atividade ajuda a desenvolver a noção de quantidade e a habilidade de contagem. Habilidade BNCC: EF02MA02.

3. Criação de Gráficos

Após a contagem de objetos, os alunos podem criar gráficos simples para representar os dados coletados. Essa atividade promove a interpretação de dados e a visualização de informações. Habilidade BNCC: EF02MA03.

4. Problemas de Adição e Subtração

Apresentar problemas contextualizados que envolvam adição e subtração, utilizando situações do cotidiano dos alunos. Isso estimula o raciocínio lógico e a resolução de problemas. Habilidade BNCC: EF02MA04.

5. Jogo de Tabuleiro com Operações

Desenvolver um jogo de tabuleiro onde os alunos precisam resolver operações matemáticas para avançar. Essa atividade torna o aprendizado mais lúdico e interativo. Habilidade BNCC: EF02MA05.

6. Atividades com Dinheiro

Simular uma loja onde os alunos podem comprar e vender produtos utilizando dinheiro fictício. Essa atividade ensina sobre valor monetário e operações de adição e subtração. Habilidade BNCC: EF02MA06.

7. Medição de Comprimentos

Os alunos podem medir objetos da sala de aula utilizando réguas ou fitas métricas, aprendendo sobre unidades de medida e comparação de tamanhos. Habilidade BNCC: EF02MA07.

8. Sequências Numéricas

Propor atividades onde os alunos devem completar sequências numéricas, seja com números inteiros ou com figuras. Essa prática ajuda a desenvolver o raciocínio lógico e a percepção de padrões. Habilidade BNCC: EF02MA08.

9. Jogos de Classificação

Utilizar objetos diversos para que os alunos possam classificá-los de acordo com diferentes critérios, como cor, forma ou tamanho. Essa atividade estimula a observação e a organização. Habilidade BNCC: EF02MA09.

10. Resolução de Enigmas Matemáticos

Apresentar enigmas e desafios matemáticos que os alunos devem resolver em grupo. Essa atividade incentiva o trabalho em equipe e o pensamento crítico. Habilidade BNCC: EF02MA10.

11. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos que envolvam situações matemáticas, como problemas de adição ou subtração. Essa atividade estimula a criatividade e a aplicação prática da matemática. Habilidade BNCC: EF02MA11.

12. Atividades com Formas Geométricas

Propor atividades onde os alunos devem identificar e desenhar formas geométricas em objetos do cotidiano. Essa prática ajuda a reconhecer e classificar formas. Habilidade BNCC: EF02MA12.

13. Jogo de Dados

Utilizar dados para criar jogos onde os alunos devem somar ou subtrair os números que saem nos dados. Essa atividade torna o aprendizado mais dinâmico e divertido. Habilidade BNCC: EF02MA13.

14. Criação de Puzzles Matemáticos

Os alunos podem criar e resolver puzzles que envolvam operações matemáticas, como quebra-cabeças numéricos. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a resolução de problemas. Habilidade BNCC: EF02MA14.

15. Experimentos com Volume

Realizar experiências simples que envolvam a medição de volume utilizando recipientes de diferentes tamanhos. Essa atividade ajuda a entender conceitos de capacidade e volume. Habilidade BNCC: EF02MA15.