15 Ideias de Atividades (BNCC) de matemática 2º ano ensino fundamental

1. Jogo da Memória Matemática

Crie um jogo da memória utilizando cartões com operações matemáticas simples, como adição e subtração. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, estimulando a memorização e a prática das operações. Essa atividade está alinhada à habilidade EF02MA01, que envolve a resolução de problemas com adição e subtração.

2. Caça ao Tesouro Numérico

Organize uma caça ao tesouro onde os alunos devem resolver enigmas matemáticos para encontrar pistas. Cada pista pode ser uma operação matemática que leva a um número que indica a próxima localização. Essa atividade promove a habilidade EF02MA02, que trata da resolução de problemas em contextos variados.

3. Construção de Gráficos

Peça aos alunos que coletem dados sobre a quantidade de frutas que cada um trouxe para a escola e, em seguida, construam gráficos de barras para representar essas informações. Essa atividade está relacionada à habilidade EF02MA03, que envolve a coleta e a organização de dados.

4. Jogos de Tabuleiro Matemáticos

Utilize jogos de tabuleiro que envolvam cálculos matemáticos, como o Banco Imobiliário, adaptando as regras para incluir operações de adição e subtração. Essa atividade ajuda a desenvolver a habilidade EF02MA04, que foca na resolução de problemas matemáticos em situações lúdicas.

5. Atividades com Dinheiro

Simule uma loja na sala de aula onde os alunos possam “comprar” e “vender” produtos utilizando dinheiro fictício. Essa atividade permite que os alunos pratiquem operações de adição e subtração, alinhando-se à habilidade EF02MA05, que envolve o uso de dinheiro em situações cotidianas.

6. Criação de Sequências Numéricas

Proponha que os alunos criem suas próprias sequências numéricas, utilizando regras como adição ou subtração de um número fixo. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e está relacionada à habilidade EF02MA06, que trata da identificação e criação de padrões.

7. Contagem de Objetos

Peça aos alunos que tragam objetos de casa e realizem a contagem em sala de aula, registrando a quantidade em uma tabela. Essa atividade está alinhada à habilidade EF02MA07, que envolve a contagem e a comparação de quantidades.

8. Problemas de Palavras

Apresente problemas de palavras que envolvam adição e subtração, incentivando os alunos a desenhar ou representar a situação. Essa atividade promove a habilidade EF02MA08, que trata da interpretação e resolução de problemas matemáticos.

9. Uso de Material Dourado

Utilize material dourado para ensinar conceitos de adição e subtração, permitindo que os alunos manipulem as unidades e as dezenas. Essa atividade está relacionada à habilidade EF02MA09, que envolve a representação e a resolução de operações matemáticas.

10. Desenho de Formas Geométricas

Peça aos alunos que desenhem formas geométricas e as classifiquem de acordo com suas características. Essa atividade promove a habilidade EF02MA10, que envolve a identificação e a classificação de formas geométricas.