15 Ideias de Atividades (BNCC) de literatura para ensino médio

1. Análise de Poemas

Proponha aos alunos a leitura de diferentes poemas de autores brasileiros, como Carlos Drummond de Andrade e Adélia Prado. Após a leitura, os alunos devem realizar uma análise crítica, identificando elementos como metáforas, rimas e sentimentos expressos. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP12, que envolve a análise de diferentes gêneros textuais.

2. Criação de Contos

Os alunos devem escrever contos inspirados em temas contemporâneos, utilizando técnicas narrativas aprendidas em aula. A atividade pode incluir a apresentação oral dos contos, promovendo a habilidade EF15LP14, que trata da produção de textos narrativos.

3. Debate sobre Livros Clássicos

Organize um debate em sala de aula sobre obras clássicas da literatura brasileira, como “Dom Casmurro” de Machado de Assis. Os alunos devem defender suas opiniões sobre personagens e enredos, desenvolvendo a habilidade EF15LP10, que envolve a argumentação e a defesa de pontos de vista.

4. Criação de Blog Literário

Os alunos podem criar um blog onde postam resenhas de livros lidos ao longo do semestre. Essa atividade estimula a escrita e a reflexão crítica, alinhando-se à habilidade EF15LP15, que aborda a produção de textos em diferentes mídias.

5. Análise de Crônicas

Proponha a leitura de crônicas de autores como Luis Fernando Verissimo. Em seguida, os alunos devem identificar o contexto social e político abordado nas crônicas, desenvolvendo a habilidade EF15LP11, que envolve a análise crítica de textos.

6. Produção de Teatro

Os alunos devem adaptar uma obra literária para uma peça de teatro. Essa atividade envolve a interpretação de personagens e a criação de diálogos, promovendo a habilidade EF15LP13, que trata da produção de textos dramáticos.

7. Clube do Livro

Crie um clube do livro onde os alunos leem uma obra por mês e se reúnem para discutir suas impressões. Essa atividade estimula a leitura crítica e a troca de ideias, alinhando-se à habilidade EF15LP09, que envolve a leitura e interpretação de textos literários.

8. Análise de Filmes Baseados em Livros

Os alunos devem assistir a um filme baseado em uma obra literária e, em seguida, comparar os dois formatos. Essa atividade promove a análise crítica e a reflexão sobre adaptações, alinhando-se à habilidade EF15LP10.

9. Criação de Poesias Visuais

Incentive os alunos a criar poesias visuais, onde a forma e a disposição das palavras na página são tão importantes quanto o conteúdo. Essa atividade promove a criatividade e a expressão artística, alinhando-se à habilidade EF15LP12.

10. Entrevista com Autores

Organize uma atividade onde os alunos pesquisam sobre um autor brasileiro e criam perguntas para uma “entrevista” fictícia. Essa atividade estimula a pesquisa e a compreensão do contexto histórico e social do autor, alinhando-se à habilidade EF15LP11.

11. Análise de Narrativas Gráficas

Os alunos devem ler e analisar narrativas gráficas, como quadrinhos e graphic novels, identificando elementos narrativos e visuais. Essa atividade promove a leitura crítica e a interpretação de diferentes formas de texto, alinhando-se à habilidade EF15LP10.

12. Produção de Podcasts Literários

Os alunos podem criar um podcast onde discutem livros lidos, trazendo suas opiniões e análises. Essa atividade estimula a expressão oral e a produção de conteúdo digital, alinhando-se à habilidade EF15LP15.

13. Criação de Fanzines

Os alunos devem criar um fanzine sobre um tema literário de sua escolha, incluindo resenhas, ilustrações e entrevistas. Essa atividade promove a produção de textos e a criatividade, alinhando-se à habilidade EF15LP14.

14. Estudo de Gêneros Literários

Realize um estudo aprofundado sobre diferentes gêneros literários, como romance, poesia e crônica. Os alunos devem apresentar suas descobertas em grupo, desenvolvendo a habilidade EF15LP09, que envolve a leitura e a interpretação de textos.

15. Análise de Letras de Música

Os alunos devem escolher uma letra de música brasileira e analisá-la como um poema, identificando temas e figuras de linguagem. Essa atividade promove a interpretação de textos e a conexão entre diferentes formas de arte, alinhando-se à habilidade EF15LP12.