15 Ideias de Atividades (BNCC) de literatura para ensino fundamental

1. Leitura Compartilhada de Contos

Uma atividade que promove a leitura compartilhada de contos clássicos e contemporâneos. Os alunos podem se revezar na leitura em voz alta, permitindo que cada um experimente a interpretação do texto. Essa prática desenvolve a fluência e a compreensão leitora, além de estimular a discussão sobre os temas abordados. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Criação de Fanzine Literário

Os alunos podem criar um fanzine, onde cada um contribui com resenhas de livros, ilustrações e poesias. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão escrita, além de promover o gosto pela leitura. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Teatro de Sombras

Utilizando histórias conhecidas, os alunos podem criar um teatro de sombras, onde representam os personagens e a trama. Essa atividade integra literatura e artes cênicas, desenvolvendo habilidades de interpretação e trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EF15AR02.

4. Debate Literário

Organizar um debate sobre um livro lido em sala de aula. Os alunos devem preparar argumentos e contra-argumentos, desenvolvendo habilidades de argumentação e pensamento crítico. Habilidade BNCC: EF15LP03.

5. Diário de Leitura

Cada aluno mantém um diário de leitura, onde registra suas impressões sobre os livros lidos. Essa atividade incentiva a reflexão crítica e a escrita pessoal, além de ajudar na organização do pensamento. Habilidade BNCC: EF15LP04.

6. Produção de Contos Coletivos

Os alunos podem criar um conto coletivo, onde cada um escreve um parágrafo, seguindo a narrativa proposta. Essa atividade estimula a criatividade e a colaboração, além de trabalhar a coesão e a coerência textual. Habilidade BNCC: EF15LP05.

7. Análise de Poemas

Realizar uma análise de poemas, discutindo as figuras de linguagem e os sentimentos expressos. Os alunos podem criar suas próprias poesias, aplicando o que aprenderam. Habilidade BNCC: EF15LP06.

8. Jogo de Perguntas sobre Livros

Desenvolver um jogo de perguntas e respostas sobre livros lidos, estimulando a memória e a compreensão dos textos. Essa atividade pode ser feita em grupos, promovendo a interação entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15LP07.

9. Criação de Booktrailers

Os alunos podem criar booktrailers, utilizando recursos audiovisuais para apresentar um livro. Essa atividade integra tecnologia e literatura, desenvolvendo habilidades de síntese e criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP08.

10. Clube do Livro

Formar um clube do livro, onde os alunos se reúnem para discutir obras literárias. Essa atividade promove a leitura crítica e a troca de ideias, além de desenvolver a habilidade de escuta e argumentação. Habilidade BNCC: EF15LP09.

11. Mapa Conceitual de Histórias

Os alunos podem criar mapas conceituais sobre as histórias lidas, identificando personagens, enredo e temas principais. Essa atividade ajuda na organização do conhecimento e na visualização das relações entre os elementos da narrativa. Habilidade BNCC: EF15LP10.

12. Entrevista com Personagens

Os alunos podem realizar entrevistas fictícias com personagens de livros, desenvolvendo a empatia e a compreensão das motivações dos personagens. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral. Habilidade BNCC: EF15LP11.

13. Criação de Cartazes Literários

Os alunos podem criar cartazes sobre livros, incluindo informações sobre a obra, autor e temas abordados. Essa atividade estimula a pesquisa e a apresentação visual, além de promover o gosto pela leitura. Habilidade BNCC: EF15LP12.

14. Roda de Leitura

Organizar uma roda de leitura, onde os alunos compartilham trechos de livros que gostaram. Essa atividade promove a oralidade e a troca de experiências literárias, além de incentivar a leitura. Habilidade BNCC: EF15LP13.

15. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem transformar uma narrativa literária em uma história em quadrinhos, desenvolvendo a habilidade de síntese e a criatividade. Essa atividade integra literatura e artes visuais, estimulando a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15LP14.