15 Ideias de Atividades (BNCC) de literatura ensino médio

1. Análise de Poemas

Uma atividade que estimula a interpretação e análise crítica é a leitura e discussão de poemas. Os alunos podem escolher um poema de um autor brasileiro, como Carlos Drummond de Andrade ou Adélia Prado, e apresentar suas interpretações em sala de aula. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP12, que propõe a análise de diferentes gêneros textuais.

2. Criação de Contos

Os alunos podem ser desafiados a escrever contos inspirados em temas da literatura brasileira. Após a escrita, os alunos podem compartilhar suas histórias em grupos, promovendo a troca de feedbacks. Essa atividade atende à habilidade EF15LP13, que envolve a produção de textos narrativos.

3. Debate sobre Livros

Organizar um debate sobre um livro lido em sala de aula é uma excelente forma de desenvolver a argumentação e a crítica literária. Os alunos devem preparar suas opiniões e argumentos, alinhando-se à habilidade EF15LP14, que foca na argumentação e na defesa de pontos de vista.

4. Análise de Personagens

Os alunos podem escolher um personagem de um romance brasileiro e criar uma apresentação que analise suas características, motivações e evolução ao longo da narrativa. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP15, que envolve a análise de personagens e suas relações no texto.

5. Produção de Resenhas

Os alunos podem escrever resenhas críticas sobre livros lidos, abordando aspectos como enredo, personagens e estilo do autor. Essa atividade promove a reflexão e a escrita crítica, alinhando-se à habilidade EF15LP16, que propõe a produção de textos de opinião.

6. Criação de Blog Literário

Os alunos podem criar um blog onde compartilham suas leituras e reflexões sobre obras literárias. Essa atividade estimula a escrita criativa e a interação com o público, alinhando-se à habilidade EF15LP17, que envolve a produção de textos digitais.

7. Estudo de Gêneros Literários

Os alunos podem pesquisar e apresentar diferentes gêneros literários, como crônica, conto e poesia, explorando suas características e exemplos. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP18, que propõe a identificação e análise de gêneros textuais.

8. Leitura Dramática

Realizar uma leitura dramática de uma peça de teatro brasileira pode ser uma atividade envolvente. Os alunos podem interpretar os personagens e discutir os temas abordados na obra, alinhando-se à habilidade EF15LP19, que envolve a leitura e interpretação de textos teatrais.

9. Criação de Fanzine Literário

Os alunos podem criar um fanzine que reúna poesias, contos e ilustrações. Essa atividade estimula a criatividade e a colaboração, alinhando-se à habilidade EF15LP20, que propõe a produção de textos em diferentes formatos.

10. Análise de Adaptações Cinematográficas

Os alunos podem assistir a um filme baseado em uma obra literária e discutir as diferenças entre o livro e a adaptação. Essa atividade promove a análise crítica e a comparação de mídias, alinhando-se à habilidade EF15LP21, que envolve a análise de diferentes formas de representação de histórias.