15 Ideias de Atividades (BNCC) de linguagem educação infantil

1. Contação de Histórias: Promova sessões de contação de histórias utilizando livros ilustrados. As crianças podem interagir com a narrativa, fazendo perguntas e sugerindo finais alternativos. Essa atividade desenvolve a habilidade de escuta e interpretação. Habilidade BNCC: (EF15LP01).

2. Teatro de Fantoches: Crie um teatro de fantoches onde as crianças podem representar personagens e contar suas próprias histórias. Isso estimula a criatividade e a expressão oral. Habilidade BNCC: (EF15LP02).

3. Jogo da Memória de Palavras: Elabore um jogo da memória com palavras e imagens. As crianças devem encontrar as correspondências, o que ajuda no reconhecimento de palavras e na ampliação do vocabulário. Habilidade BNCC: (EF15LP03).

4. Criação de Livros Coletivos: Incentive os alunos a criar um livro coletivo, onde cada um contribui com uma página. Essa atividade promove a escrita e a colaboração. Habilidade BNCC: (EF15LP04).

5. Roda de Conversa: Realize rodas de conversa sobre temas do cotidiano das crianças. Isso estimula a expressão de opiniões e o respeito à diversidade de ideias. Habilidade BNCC: (EF15LP05).

6. Atividades com Rimas: Proponha atividades que envolvam a criação de rimas e poesias. As crianças podem criar versos sobre temas que gostam, desenvolvendo a sensibilidade linguística. Habilidade BNCC: (EF15LP06).

7. Caça-Palavras Temático: Desenvolva caça-palavras com palavras relacionadas a um tema específico, como animais ou alimentos. Essa atividade ajuda na fixação do vocabulário. Habilidade BNCC: (EF15LP07).

8. Jornal da Turma: Crie um jornal da turma onde as crianças podem escrever sobre eventos da escola e suas experiências. Isso estimula a escrita e a leitura. Habilidade BNCC: (EF15LP08).

9. Brincadeiras de Roda: Utilize brincadeiras de roda que envolvam cantigas e músicas. Isso desenvolve a musicalidade e a linguagem oral. Habilidade BNCC: (EF15LP09).

10. Desenho e Escrita de Histórias: Peça para as crianças desenharem uma cena de uma história e depois escreverem sobre ela. Essa atividade integra a expressão artística com a escrita. Habilidade BNCC: (EF15LP10).

11. Atividades de Aliteração: Proponha jogos que envolvam aliterações, onde as crianças devem criar frases com palavras que começam com a mesma letra. Isso estimula a criatividade e a consciência fonológica. Habilidade BNCC: (EF15LP11).

12. Contação de Histórias em Grupo: Organize grupos para que as crianças contem histórias em conjunto, alternando entre elas. Isso promove a colaboração e a escuta ativa. Habilidade BNCC: (EF15LP12).

13. Criação de Cartazes: Incentive a criação de cartazes sobre temas estudados, utilizando palavras e imagens. Essa atividade estimula a pesquisa e a organização de ideias. Habilidade BNCC: (EF15LP13).

14. Jogos de Palavras Cruzadas: Elabore palavras cruzadas com vocabulário aprendido. Essa atividade ajuda na fixação e no reconhecimento de palavras. Habilidade BNCC: (EF15LP14).

15. Exploração de Sons: Realize atividades que envolvam a exploração de sons e rimas, como criar instrumentos musicais simples. Isso desenvolve a percepção auditiva e a linguagem. Habilidade BNCC: (EF15LP15).