15 Ideias de Atividades (BNCC) de língua portuguesa

1. Produção de Texto Criativo

Uma atividade que estimula a criatividade dos alunos é a produção de um texto criativo. Os alunos podem escolher um tema de sua preferência e desenvolver uma narrativa, utilizando elementos como personagens, enredo e ambiente. Essa atividade pode ser enriquecida com a leitura de contos ou crônicas, permitindo que os alunos analisem diferentes estilos de escrita. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Leitura e Interpretação de Poemas

Os alunos podem explorar a leitura de poemas, analisando suas estruturas e significados. Após a leitura, eles podem criar um mural com suas interpretações e ilustrações que representem o que entenderam do poema. Essa atividade promove a interpretação textual e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Debate sobre Temas Sociais

Organizar um debate em sala de aula sobre um tema social relevante pode ser uma excelente forma de desenvolver habilidades argumentativas. Os alunos devem pesquisar sobre o tema e preparar seus argumentos, promovendo uma discussão respeitosa e fundamentada. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Criação de Jornais ou Revistas

Os alunos podem criar um jornal ou revista da turma, onde cada um pode contribuir com matérias, entrevistas e reportagens sobre assuntos de interesse. Essa atividade envolve pesquisa, escrita e trabalho em equipe, além de desenvolver a habilidade de comunicação. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Análise de Contos Clássicos

Propor a leitura de contos clássicos e, em seguida, realizar uma análise crítica sobre os personagens e a moral da história. Os alunos podem discutir em grupos e apresentar suas conclusões para a turma, desenvolvendo habilidades de interpretação e argumentação. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Criação de Rimas e Canções

Estimular os alunos a criar rimas ou canções sobre um tema estudado pode ser uma forma divertida de aprender. Eles podem trabalhar em grupos e apresentar suas criações para a turma, promovendo a criatividade e a expressão musical. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem produzir vídeos educativos sobre temas de língua portuguesa, como gramática ou literatura. Essa atividade envolve pesquisa, roteirização e gravação, além de desenvolver habilidades tecnológicas e de comunicação. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Jogos de Palavras

Realizar jogos de palavras, como cruzadinhas ou caça-palavras, pode ser uma maneira lúdica de aprender vocabulário e ortografia. Os alunos podem criar seus próprios jogos e trocá-los entre si, estimulando o aprendizado colaborativo. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos, utilizando personagens e enredos que desenvolveram. Essa atividade estimula a criatividade e a capacidade de síntese, além de permitir que os alunos expressem suas ideias de forma visual. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Análise de Mídias e Publicidade

Propor a análise de anúncios publicitários e suas estratégias de persuasão pode ajudar os alunos a desenvolver um olhar crítico sobre a mídia. Eles podem discutir em grupos e apresentar suas análises, promovendo a reflexão sobre o consumo e a comunicação. Habilidade BNCC: EF15LP10.