15 Ideias de Atividades (BNCC) de língua espanhola

1. Jogo de Vocabulário com Cartões

Uma atividade interativa que envolve a criação de cartões com palavras em espanhol e suas traduções em português. Os alunos podem trabalhar em duplas ou grupos, onde um aluno mostra o cartão e o outro deve adivinhar a palavra correspondente. Essa atividade desenvolve a habilidade de leitura e compreensão, além de estimular a memória. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Criação de Diários em Espanhol

Os alunos devem escrever um diário em espanhol, relatando suas atividades diárias, sentimentos e pensamentos. Essa prática ajuda a desenvolver a escrita e a expressão pessoal em espanhol. Os professores podem sugerir temas específicos para cada semana. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Teatro de Fantoches

Os alunos criam fantoches e escrevem um pequeno roteiro em espanhol. Em grupos, eles apresentam a peça para a turma. Essa atividade estimula a criatividade, a fala e a escuta, além de promover o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Entrevistas em Espanhol

Os alunos devem entrevistar um colega ou um membro da família em espanhol, utilizando perguntas previamente elaboradas. Após a entrevista, cada aluno apresenta os resultados para a turma. Essa atividade desenvolve a habilidade de conversação e escuta ativa. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Jogo de Role-Playing

Os alunos participam de um jogo de simulação onde devem atuar em diferentes situações do cotidiano, como ir ao mercado ou pedir comida em um restaurante, tudo em espanhol. Essa atividade ajuda a praticar a conversação e a compreensão oral. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Criação de Vídeos em Espanhol

Os alunos produzem pequenos vídeos onde falam sobre um tema de interesse em espanhol. Eles podem usar recursos visuais e sonoros para enriquecer a apresentação. Essa atividade estimula a expressão oral e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Mapa Mental de Vocabulário

Os alunos criam um mapa mental com palavras e expressões em espanhol relacionadas a um tema específico, como a família ou a escola. Essa atividade ajuda na organização do conhecimento e na memorização de vocabulário. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Jogos de Tabuleiro em Espanhol

Os alunos podem criar ou jogar jogos de tabuleiro que envolvem perguntas e respostas em espanhol. Essa atividade é divertida e ajuda a fixar o conteúdo aprendido de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Música e Letra

Os alunos escolhem uma música em espanhol, analisam a letra e discutem seu significado. Em seguida, podem até mesmo apresentar a música para a turma. Essa atividade desenvolve a compreensão auditiva e a interpretação de textos. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Debate em Espanhol

Os alunos são divididos em grupos e devem debater sobre um tema atual em espanhol. Essa atividade estimula o pensamento crítico, a argumentação e a fluência na língua. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos criam histórias em quadrinhos utilizando diálogos em espanhol. Essa atividade estimula a criatividade e a prática da escrita de forma divertida. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Pesquisa Cultural

Os alunos realizam uma pesquisa sobre um país hispanofalante e apresentam suas descobertas em espanhol. Essa atividade promove o conhecimento cultural e a prática da fala. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Jogos de Palavras Cruzadas

Os alunos criam ou resolvem palavras cruzadas com vocabulário em espanhol. Essa atividade é excelente para fixar o aprendizado de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Leitura de Contos em Espanhol

Os alunos leem contos curtos em espanhol e discutem suas interpretações em grupo. Essa atividade desenvolve a leitura e a compreensão de textos literários. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Criação de Blogs em Espanhol

Os alunos criam um blog onde escrevem sobre temas de interesse em espanhol. Essa atividade estimula a escrita e a expressão pessoal, além de promover a interação entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15LP15.