15 Ideias de Atividades (BNCC) de libras

1. Jogo da Memória em Libras

Uma atividade lúdica que envolve a criação de um jogo da memória utilizando cartões com sinais em Libras. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, promovendo a memorização e o reconhecimento dos sinais. Essa atividade pode ser adaptada para diferentes níveis de dificuldade, incluindo sinais de objetos do cotidiano e verbos comuns. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Teatro de Fantoches em Libras

Os alunos podem criar um teatro de fantoches onde as falas dos personagens são feitas em Libras. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão corporal, além de promover a prática da língua de sinais em um contexto divertido. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Música e Libras

Selecionar uma música popular e criar uma coreografia que inclua sinais em Libras. Os alunos podem trabalhar em grupos para interpretar a música, desenvolvendo a sincronia entre os sinais e a melodia. Essa atividade ajuda a conectar a cultura surda com a cultura popular. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos utilizando Libras para os diálogos. Essa atividade incentiva a leitura e a escrita, além de permitir que os alunos expressem suas ideias de forma visual. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Entrevista em Libras

Os alunos podem realizar entrevistas entre si utilizando Libras. Essa atividade promove a prática da língua e desenvolve habilidades de comunicação, além de permitir que os alunos conheçam melhor uns aos outros. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Desenho e Sinalização

Os alunos podem desenhar objetos ou cenas e, em seguida, apresentar suas obras utilizando Libras para descrever o que desenharam. Essa atividade estimula a criatividade e a habilidade de descrição em Libras. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Jogos de Tabuleiro em Libras

Adaptar jogos de tabuleiro clássicos para que sejam jogados utilizando Libras. Os alunos devem se comunicar em Libras durante o jogo, promovendo a interação e a prática da língua de sinais. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Contação de Histórias em Libras

Os alunos podem se revezar para contar histórias utilizando Libras. Essa atividade desenvolve a habilidade de narração e a fluência na língua de sinais, além de incentivar a imaginação e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Debate em Libras

Organizar um debate sobre um tema relevante onde os alunos devem se expressar em Libras. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a argumentação, além de promover a prática da língua em um contexto formal. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Atividades de Culinária em Libras

Realizar uma atividade de culinária onde os alunos devem seguir uma receita apresentada em Libras. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a prática da língua de sinais em um contexto prático e divertido. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Criação de Cartazes Informativos

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre temas diversos utilizando Libras para os textos. Essa atividade estimula a pesquisa e a apresentação de informações de forma visual e acessível. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Dança e Libras

Os alunos podem criar uma dança que incorpore sinais em Libras, promovendo a expressão corporal e a fluência na língua de sinais. Essa atividade é uma forma divertida de integrar movimento e linguagem. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Jogos de Role-Playing em Libras

Os alunos podem participar de jogos de role-playing onde devem interpretar personagens e se comunicar em Libras. Essa atividade estimula a empatia e a prática da língua em situações sociais. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Criação de Vídeos em Libras

Os alunos podem produzir vídeos curtos onde apresentam temas de interesse utilizando Libras. Essa atividade desenvolve habilidades de comunicação e tecnologia, além de promover a expressão pessoal. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Atividades de Jardinagem em Libras

Realizar uma atividade de jardinagem onde os alunos devem seguir instruções em Libras. Essa atividade promove o aprendizado prático e a conexão com a natureza, além de incentivar o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP15.